terça-feira, 4 de novembro de 2008

Rodada - Campeonatos Nacionais 1º e 2/11

Aproveitando que o returno da UEFA Champions League ainda não se iniciou, vamos para mais uma análise da rodada dos campeonatos nacionais. Por alguns problemas técnicos, a rodada do meio da semana passada acabou não sendo comentada aqui no blog. O Bolas na Área pede desculpas aos seus leitores.

Pra variar um pouco, vamos começar pelo campeonato inglês. Com o hat-trick de Nicolas Anelka, o Chelsea goleou o bom time do Sunderland em Stanford Bridge e encostou no líder Liverpool, que tropeçou no ainda lanterna Tottenham (diga-se de passagem, que começa a reagir) em Londres. Enquanto os líderes mantém-se com 26 pontos, o atual campeão Manchester United chegou à 3ª posição, vencendo o Hull City por 4x3 com dois gols de Cristiano Ronaldo. Na briga para deixar o final da tabela, alguns clubes conseguiram surpreender as expectativas e galgaram algumas posições (com exceção do Tottenham que venceu o líder, mas continua lanterna) como o Bolton (que venceu o Manchester City, chegando à 18º), o Newcastle (que venceu o Aston Villa e chegou à 15º) e o Stoke City (venceu o Arsenal e alcançou a 13ª posição).

Na Itália, a então líder Udinese tropeçou na Genoa em casa e abriu espaço para uma excelente chegada da Milan, que bateu a Napoli – caindo para 4º - com gol de Ronaldinho e assumiu a liderança do Calcio. A Internazionale se recuperou dos dois últimos tropeços com uma boa vitória sobre a Reggina e chegou à terceira colocação. A Lazio fez seu dever de casa vencendo a Catania e encostou nos líderes novamente, enquanto a Juventus bateu a Roma por 2x0 em Torino, empurrando mais ainda o clube da capital para o fundo da tabela (atualmente em 17º, há dois pontos da lanterna Reggina). A zebra da rodada ficou por conta da Fiorentina, que foi derrotada pela Siena e acabou perdendo duas posições, caindo pra 7º.

Os blaugranas tiveram muitos motivos para comemorar. No campeonato espanhol, uma combinação de resultados levou o Barcelona à liderança, vencendo o Málaga por 4x1 fora de seus domínios. Essa combinação tratou-se dos tropeços de Real Madrid (empatou em 1x1 com o Almería) e Valencia (incrivelmente derrotado por 4x2, em pleno Mestalla pelo Racing Santander) que caíram para 3º e 4º, respectivamente. A vice-liderança agora está nas mãos do Villarreal, que venceu muito bem o Athletic Bilbao por 4x1, fora de casa. O Atlético de Madrid conseguiu voltar a um bom resultado e galgar quatro posições ao vencer o Mallorca por 2x0 e chegar à 6ª colocação. A zebra ficou por conta do 5º colocado Sevilla que acabou perdendo por 3x2 para o ex-zona-de-rebaixamento Valladolid.

Os alemães vêm acompanhando uma estável temporada da sensação Hoffenheim que segue líder após golear o Karlsruher por 4x1 e do renovado Leverkusen, vice-líder, que venceu o Wolfsburg. Com a vitória do 11º colocado Werder Bremen por 5x1 sobre o Hertha Berlin, agora apenas cinco pontos separam o 11º lugar do 3º, Bayern München, que continua sua recuperação após vencer o Bielefeld na Allianz Arena. Com os tropeços do Hamburg, Stuttgart e Dortmund, o meio de tabela da Bundesliga vai se tornando realmente muito confuso.

Na França, o Lyon continua com uma boa vantagem sobre os demais clubes. A última vitória sobre o Le Mans deixou a equipe à 4 pontos do Marseille, que venceu o Saint-Ettiéne por 3x1 e segue tentando desbancar o líder voltando à vice-liderança. Enquanto isso, Bordeaux e Toulouse tropeçaram e agora se distanciam mais ainda do líder. Destaque também para o bolo no meio da tabela francesa, onde apenas cinco pontos separam o 13º colocado Monaco do terceiro colocado, Bordeaux.

Os lusitanos assistiram a uma rodada emocionante na Liga Sagres. Com a derrota do Nacional da Madeira para o Marítimo e a vitória sobre o novo laterna Paços de Ferreira, o Leixões assumiu a liderança do campeonato português, seguido pelo novo vice-líder Benfica que venceu o Vitória de Guimarães. Já o Sporting encosta nos líderes ao vencer o Rio Ave e chega à 4ª posição. A decepção, agora maior ainda, é o Porto, derrotado pelo Naval e despencando quatro posições, chegando ao 8º lugar.

Outros destaques no velho continente; na Holanda, o NAC se mantém no topo enquanto o Ajax chega à vice-liderança, o PSV à 4ª e o Feyenoord começa a esboçar uma reação e sai da zona de rebaixamento, alcançando o 15º lugar; na Bélgica, o ex-líder Standard despenca para a 4ª posição e abre espaço para o Club Brugge, novo líder; na Escócia, os dois favoritos clubes de Glasgow continuam vencendo e o Rangers, 2º colocado, já tem nove pontos de vantagem para o terceiro colocado Kilmarnock, mas ainda está a três do líder Celtic; na Turquia, o ex-líder Besiktas tropeçou e teve uma abrupta queda para a 4ª posição, consagrando o Trabzonspor o novo líder; na Ucrânia, com as contínuas vitórias do Dynamo Kiev, o que há de novo foi o tropeço do Metaluhr Donetsk, que caiu para terceiro e o Metalist assumiu a vice-liderança.

Para finalizar, o Bolas na Área parabeniza o Rubin Kazan pelo seu primeiro título nacional russo!

3 comentários:

Daniel Reiner disse...

O Brasileiro ainda está melhor que todos os outros juntos. Por estar na reta final e os outros apenas no inicio? Pode ser!
Mas o Campeonato Italiano é intragável,não? QUe campeonatozinho ruim,dio mio!

(Meu blog:http://1982esporteclube.blogspot.com/)

Parabén pelo espaço!

Só uma pergunta: Eduardo Azeredo não é o ex-governador de Minas,não,né? Se for me avise! rsrs)

Rodrigo Estevam disse...

To afim de parceria sim..ja to colocando seu link no meu blog..

abraços...

DRIBLENET!
www.driblenet.blogspot.com

Almirante disse...

Prevejo grande emoção na reta final do inglês. Vai ser tipo um brasileirão mas que se pratica o bom futebol. Na alemanha veremos até onde o hoffenhein consegue se manter na briga, acredito que logo logo deixará a liderança para um clube de mais tradição.O italiano como disse O amigo ali de cima no comentário, é deveras intragavel. O Campeonatinho de pelada danando! O scudetto deve ficar com algum clube de milão, mas a juventus que agora parece acertada sob o comando de ranieri, pode chegar e brigar. Na espanha a briga também vem sendo boa. Como sempre, ou real ou Barça vão ficar com a taça. O valencia pode azedar a sangria mas acredito que dificilmente. Vilarreal também por ali, mas num sei, esses times geralmente perdem a força no meio do caminho. veremos.

Visite os blogs do almirante;
Linkei seu blog;Abraço!