terça-feira, 18 de novembro de 2008

Rodada - Campeonatos Nacionais 15 e 16/11

Mais um final de semana emocionante nos campeonatos europeus. Eu gostaria, antes de comentar as rodadas internacionais, que levando em conta a Data FIFA do meio de semana, faremos uma matéria especial.

Vamos começar por onde a maior parte dos milhões gastos está, o Campeonato Inglês. Mais uma vez, Chelsea e Liverpool venceram (West Bromwich Albion e Bolton (13º), respectivamente) e continuam empatados em número de pontos, mas os Blues levam vantagem no saldo de gols. Há oito pontos e um jogo a menos vem o terceiro colocado Manchester United, que goleou em Old Trafford o Stoke City (15º) por 5x0, com direito a mais um golaço de jovem talento do clube, Daniel Welbeck (e ainda dois gols de falta de Cristiano Ronaldo). Já o ex-terceiro colocado Arsenal foi derrotado em casa pelo Aston Villa, que segue firme na quinta posição. Na briga no final da tabela, o Sunderland bateu o Blackburn fora de casa e saltou oito posições, chegando a 11º enquanto os Rovers caíram para 18º. Newcastle (17º) e Wigan (16º) empataram entre si e continuaram muito perto da zona morta, a apenas dois pontos da lanterna, que está com o West Bromwich. Enquanto ao Tottenham? Derrotado pelo Fulham (10º) e volta a zona de rebaixamento, agora como vice-lanterna.

Os italianos assistiram praticamente à uma rodada de clubes donos da casa. Dos dez jogos, foram sete vitórias dos mandantes, um empate e duas vitórias de visitantes. E essas duas vitórias foram muito importantes nas duas pontas da tabela. A primeira delas, a vitória da Internazionale sobre a Palermo (11º), que garantiu a manutenção da liderança para os nortistas. A segunda delas foi a surpreendente vitória do Reggina (18º) sobre a Udinese (6º), que tirou a equipe vencedora da lanterna (mas não ainda da zona de rebaixamento) entregando-a à Chievo, derrotada pela Milan, no San Siro. Essa vitória, com gol de penalty de Kaká, assegurou a vice-liderança para os rossoneros. Enquanto isso, a Juventus bateu a Genoa (9º) por 4x1 e assumiu o 3º lugar, e com as derrotas de Napoli (4º) e Fiorentina (8º), a metade superior da tabela praticamente ficou estável. Merece também destaque a vitória da Roma (17º) no clássico contra a Lazio (5º) por 1x0, gol de Júlio Baptista, que tirou os romanistas da zona de rebaixamento e pode dar um novo gás ao time para a disputa do campeonato.

Na Espanha, mais uma boa vitória do Barcelona (desta vez 2x0 sobre o Recreativo - 19º) manteve os blaugranas na liderança, agora com uma distância de três pontos para o vice, Villarreal, que empatou com o Málaga (11º). Valencia (3º) e Real Madrid (4º) foram derrotados (por Sporting Gijón (7º) e Valladolid (13º), respectivamente) e ficaram imóveis na classificação, mas deixaram que o Sevilla (5º) (venceu o Getafe - 12º) encostasse. Enquanto isso, o Atlético de Madrid (6º) aproveita o tempo da UEFA Champions League pra se focar um pouco no espanhol e pontuar com a bela vitória sobre o Deportivo (9º) por 4x1.

A disputa pela liderança esquenta a cada rodada na Bundesliga. Leverkusen (1º, por saldo de gols) venceu o Schalke 04 (7º) e o Hoffenheim (2º) o Wolfsburg (9º), e conseguiram abrir uma diferença de três pontos para o Bayern München, que empatou com o Borussia Monchengladbach (14º). Com isso, o Bayern permitiu a aproximação do Hertha Berlin (4º), que venceu o Hamburg (5º) e está a apenas um ponto dos bávaros. Além disso, o Borussia Dortmund (6º) também venceu e se aproximou do pelotão de frente do Campeonato, assim como o Werder Bremen (agora em 8º), que vem tentando espantar as bruxas (assim como a Roma e Tottenham, mas a bruxa alemã é bem mais fraquinha, não é mesmo?!).

Tranqüila mesmo é a vida do Lyon. Depois de mais uma vitória (dessa vez sobre o ex-terceiro colocado Bordeaux) no Campeonato Francês, o Lyon abriu sete pontos para o vice Marseille, que não consegue uma regularidade e dessa vez foi derrotado pelo Lorient (13º). Enquanto isso, Rennes (3º), Nice (4º) e Toulouse (5º) também venceram (Monaco, Nantes e Grenoble, respectivamente) e passaram o Bordeaux (6º).

Os portugueses, a cada dia que passa, têm mais motivos para ficarem boquiabertos. O líder ainda é o Leixões (!) que venceu desta vez o Sporting (!!) Lisboa (!!!) fora de casa (!!!!)!!!!! O alviverde lisboeta acabou caindo para a 6ª posição, dando passagem ao Porto (que venceu o Vitória Guimarães (10º) e chegou à 4º) e Nacional (que empatou com o Rio Ave (14º), mas conseguiu uma posição). Enquanto isso, o Benfica (2º) continua sua perseguição ao pequeno líder ao vencer a Estrela da Amadora (9º).

Na última rodada, a Eredivisie perdeu um dos líderes. Isso aconteceu porque o AZ Alkmaar (3º) empatou com o Vitesse (14º), enquanto o NAC Breda venceu o Heracles (11º) por 3x0 e o Ajax goleou o PSV (7º) por 4x1, com direito a gol do brasileiro Leonardo. Enquanto isso, o Feyenoord empatou com o Twente e se manteve na 12ª posição.

Outros destaques; na Bélgica, Club Brugge e Anderlecht empataram no clássico, o time de Brugge se manteve na liderança enquanto o de Bruxelas caiu pra 4º; na Escócia, por conta do último empate do Rangers com o Motherwell, o Celtic acabou abrindo quatro pontos de vantagem na liderança; na Turquia, Trabzonspor continua líder e aumenta vantagem sobre Besiktas, que tropeça e deixa Galatasaray e Fenerbahçe encostarem; na Ucrânia, Dynamo Kyiv finalmente conhece derrota contra o Shakhtar Donetsk e agora “só” tem cinco pontos de vantagem pro novo vice, Metaluhr Donetsk; e na Rússia... ah, só porque o vice CSKA Moskva goleou o já campeão Rubin por 4x0 com hat-trick do Vágner Love não significa que algo vai mudar não é? O Rubin podia pelo menos fechar a temporada com uma vitória, concordam!?

3 comentários:

Daniel Reiner disse...

Vou destacar o líder do Português.SErá que o Leixões,finalmente,surpreende o trio? Ou será apenas um cavalo paraguaio? Se bem que em Portugal,cavalo devem chamar de cavalo brasileiro.
Sorte ao Leixões!!!

NO italiano,apesar de sua ótima síntese,o destaque ficou por conta dos jogadores do Catania,não? Descer o calção prá tirar a atenção do goleiro é hilário.Só não sei o que chamou a atenção do goleiro do Torino. Vai saber...

Poxa...Roma e Lázio? Não soube! Júlio Batista se consagrando no clássico?
Saluti!

E o Lyon,hein? Se no Brasil há quem diga que se o São Paulo for campeão de novo,vai ficar sem graça,imagine como estão os franceses.
Alias,vc sabe se o Fred é titular?

(Dunga...por que alguns insistem tanto em pressionar por sua demissão?

Opine no 1982 Esporte Clube)

Forte abraço!

Almirante disse...

Olha cara eu num sei assim pelo nome não. As vezes até conheço mais de nome fica dificil.

essa juliana sozi acho que posso saber quem é . O nome da professora por acaso é valéria??

abração!!

Rodrigo Estevam disse...

No Inglês ainda estou achando que este ano vai dar Arsenal e estou torcendo pros meninos, mas temos que dar destaque para o Golaço do Cristiano Ronaldo, na primeira falta, que efeito que a bola pegou heim? espero que ele não faça isso contra o Brasil (rsrs).

Abraços!

Rodrigo Estevam
www.driblenet.blogspot.com