terça-feira, 11 de novembro de 2008

Rodada UCL 4 e 5/11 e UEFA Cup 6 e 7/11

UEFA Champions League

Finalmente a UEFA Champions League recomeçou juntamente com o returno da fase de grupos da competição. Nesta rodada as equipes foram um tanto quanto conservadores na quantidade de gols, já que nenhuma conseguiu marcar mais do que três. Acabamos por considerar, desta forma, que os shows da rodada acabaram sendo um pouco mais modestos. O primeiro, e minha opinião de encher os olhos apesar do placar não muito elástico, foi a excelente atuação de Alessandro Del Piero na vitória da Juventus [ITA] sobre o Real Madrid [ESP] em pleno Santiago Bernabeu por 2x0, pelo Grupo H. Na capital italiana, a Roma espera ter espantado a crise de vez depois de vencer o Chelsea [ENG] por 3x1, com dois gols de Mirko Vucinic.

Assim como este último resultado, alguns jogos acabaram sendo o estopim para bagunçar a classificação de seus grupos. As surpresas da rodada, com bons resultados os azarões do Grupo B, acabaram enrolando o grupo. O Anorthosis conseguiu segurar o empate com a Internazionale [ITA] no Chipre por 3x3 e o Panathinaikos [GRE] superou todas as expectativas ao vencer o Werder Bremen na Alemanha por 3x0.

Como na primeira rodada do Grupo E, mais uma vez as equipes não conseguiram sair dos empates. O Celtic empatou com o Manchester United [ENG] em 1x1 na Escócia, enquanto o Aalborg e o Villarreal [ESP] empataram em 2x2, na Dinamarca.

Outros resultados da rodada: Cluj [ROM] 1x2 Bordeaux [FRA] (Dani; Gourcuff e Wendell); Barcelona [ESP] 1x1 Basel [SUI] (Messi; Derdiyok); Sporting [POR] 1x0 Shakhtar [UKR] (Derlei); Marseille [FRA] 3x0 PSV [NED] (Bakary Koné e (2) Niang); Liverpool [ENG] 1x1 Atlético Madrid [ESP] (Gerrard; Maxi Rodríguez); Lyon [FRA] 2x0 Steaua [ROM] (Juninho e Reveillere); Fiorentina [ITA] 1x1 Bayern München [GER] (Mutu; Borowski); Dynamo Kyiv [UKR] 1x2 Porto [POR] (Milevskyi; Rolando e Lucho González); Arsenal [ENG] 0x0 Fenerbahçe [TUR]; BATE [BLR] 0x2 Zenit [RUS] (Pogrebnyak e Danny).

Panorama da Competição:
Grupo A: Chelsea lidera com 7 pontos, mas é seguido de perto por Roma e Bordeaux, ambos com 6. Cluj é o último, com 4 pontos.
Grupo B: Internazionale lidera com 8 pontos, três a mais que o incrível vice Anorthosis. Panathinaikos é terceiro com 4 pontos e Werder o lanterna, com 3.
Grupo C: Barcelona é líder com 10 pontos e tem o Sporting em sua cola, com 9. Shakhtar, 3º com 3 pontos e Basel, 4º com 1, com quase toda certeza (já que o clube ucraniano tem uma remotíssima chance de tirar o Sporting da vice-liderança) vão brigar pela vaga na UEFA Cup.
Grupo D: Grupo bem equivalente. Na liderança, Atlético Madrid e Liverpool possuem 8 pontos e devem ficar com as vagas. PSV e Marseille possuem 3 pontos cada.
Grupo E: Manchester United e Villarreal devem ficar com as vagas, já que possuem 8 pontos, enquanto Celtic e Aalborg apenas 2 (assim como o Shakhtar, o Celtic tem remotas chances de beliscar a vaga).
Grupo F: Lyon e Bayern München lideram com 8 pontos cada, enquanto a Fiorentina ainda tem remotas esperanças, com seus três pontos. O Steaua ainda tenta um último "sprint" pela vaga na UEFA Cup, já que possui apenas 1 ponto.
Grupo G: Arsenal é líder com 8 pontos, seguido pelo Porto, com 6. O Dynamo Kyiv é o terceiro com 5 pontos e o Fenerbahçe amarga a última posição, com 2 pontos.
Grupo H: A Juventus é líder isolada, com 10 pontos. O Real Madrid é o vice, com 6, enquanto o Zenit tem 4 e fica a espreita de qualquer vacilo dos espanhóis. O BATE não surpreendeu ninguém mas já conseguiu arrancar dois empates no torneio.

UEFA Cup

Agora falando do segundo torneio mais importante da Europa, a UEFA Cup, pela primeira vez abordada de maneira analítica pelo Bolas na Área. Mesmo que digam que o nível é mais baixo, é inegável dizer que mesmo assim quem assiste a um jogo deste torneio acaba encantado pelo futebol disputado, já que normalmente estes clubes não têm condições de ir em busca do título nacional, logo se focam muito no torneio.

O show da rodada ficou por conta do Tottenham [ENG], que goleou em seu território o croata Dínamo Zagreb por 4x0 (com hat-trick de Darren Bent) e assumiu a vice-liderança do Grupo B. A outra equipe que encheu os olhos de seus torcedores nessa segunda rodada foi o Wolfsburg [GER], que bateu o Heerenveen [NED], por 5x1.

As surpresas não foram exatamente azarões, mas boas equipes que conseguiram grandes resultados contra favoritos. A primeira delas foi o Galatasaray [TUR], que tem uma grande equipe, mas que ninguém esperava que fosse vencer o Benfica por 2x0, em Portugal. Outra grata surpresa foi a vitória do Standard Liège [BEL] em casa contra o Sevilla [ESP], por 1x0. A última mas não menos surpreendente foi o empate do Valencia [ESP], em pleno Mestalla, com o København em 1x1, com o gol dos dinamarqueses aos 85 minutos.

Outros resultados da rodada: Racing Santander [ESP] 1x1 Schalke 04 [GER] (Tchité; Engelaar); Manchester City [ENG] 3x2 Twente [NED] (Wright-Phillips, Robinho e Benjani; Elia e Wielaert); Metalist [UKR] 0x0 Hertha Berlin [GER]; Stuttgart [GER] 2x0 Partizan Belgrado [SRB] ((2) Gomez); Spartak Moscow [RUS] 1x2 Udinese [ITA] (Rodríguez; (2) Quagliarella); Milan [ITA] 1x0 Braga [POR] (Ronaldinho); Ajax [NED] 1x0 MSK Zilina [SLO] (Suarez); Slavia Praha [CZE] 0x1 Aston Villa [ENG] (Carew); Saint-Ettiéne [FRA] 3x0 Rosenborg [NOR] (Ilan, Paulo Machado e Mirallas); Lech Poznan [POL] 2x2 Nancy [FRA] (Peszko e Stilic; Malonga e Zerka); Feyenoord [NED] 1x3 CSKA Moskva [RUS] (van Bronckhorst; (2) Vagner Love e Aldonin).

Panorama da Competição:
Grupo A: Schalke lidera com 4 pontos, mas está com apenas um ponto de vantagem para os vice-líderes, Manchester City (1 jogo a menos) e Twente.
Grupo B: Galatasaray disparado em primeiro com 6 pontos ganhos, enquanto o vice é o Hertha Berlin com 2 pontos.
Grupo C: Do 1º ao 4º, todos têm 3 pontos. Sampdoria, Sevilla, Standard Liège e Stuttgart.
Grupo D: Udinese tem 6 pontos e uma vantagem de 3 pontos para os vice-líderes, Tottenham e Dínamo Zagreb. NEC e Spartak Moscow ainda não pontuaram, mas também só jogaram uma partida.
Grupo E: Milan lidera com 6 pontos enquanto Wolfsburg e Braga a seguem com 3 pontos. Portsmouth e Heerenveen ainda não pontuaram.
Grupo F: Aston Villa venceu suas duas primeiras partidas, enquanto Hamburg e Ajax só venceram uma e são os vice-líderes.
Grupo G: Saint-Ettiéne muito isolado na liderança com 6 pontos, enquanto todas as outras equipes possuem 1 ponto (Valencia, Club Brugge, København e Rosenborg).
Grupo H: CSKA Moskva é líder com 6 pontos, mas o Nancy está próximo com 4. A distância daí aumenta, já que o terceiro é o Lech Poznan, com 1 ponto.

2 comentários:

Almirante disse...

Primeiramente agradecer as suas seguidas vistas ao meu blog, muito obrigado.

Agora quanto a liga dos campeões, algusn grupos estão muito embolados, enquanto que alguns já tem suas definições. Surpresa pra mim é o anorthosis que fez um partidasso contra a inter e pode ficar com uma vaga chegando em seu ano de estréia já na segunda fase. O destaque a del piero é mereciddismo, esta jogando muita bola de novo e sendo fundamental pra Juve. Já na Copa da uefa, destaco o Milan, que tem a obrigação de vencer, mas que teve de suar sangue pra derrotar o braga.
Grande abraço!

Daniel Reiner disse...

Inevitavelmente,os destaques dessa rodada foram Del Piero e a vitória da Roma sobre o Chelsea.
Eu há algum tempo assisti a um jogo da Juventus e cheguei a comentar com um amigo que enquanto eles não se livrarem do "ex-jogador" Del Piero não conseguiriam brigar por nenhum título.

Acabei queimando a língua após duas grandes atuações seguidas do (ainda) craque Del Piero. Apesar de "queimar a lingua" comememorei suas atuações já que como amante do futebol,sei que jogadores com a qualidade dele é cada vez mais raro - se é que ainda existe.

E a derrota do Chelsea eu sempre comemoro. Essa,principalmente por ser inesperada,foi melhor ainda. Mas eu sei que o "socialista" russo ainda tem muito dinheiro prá "lavar" no clubesinho inglês.

(Você conhece sopradores de latinha (árbitros) que já confessaram suas preferencias e paixões clubísticas e apitavam descaradamente a favor de "seu" clube do coração?

Visite o 1982 Esporte Clube e conheça um pouquinho mais do histórico desses "ratos")

Forte abraço!