sábado, 22 de novembro de 2008

Norueguesão, Suecão, Finlandesão...

Através deste post, venho convidar à todos a um passeio pelo Norte Europeu, onde os campeonatos são disputados ao longo do ano. Estamos falando dos campeonatos disputados na maior parte dos países eslavos e dos escandivos. A maior parte dos conhecedores de futebol conhecem alguns clubes da Noruega, Suécia, Finlândia e esse ano até Bielorrússia (com o aparecimento do BATE na UEFA Champions League), mas alguém já ouviu falar das ligas da Letônia, Lituânia, Estônia ou Islândia? Pois então, confira o desfecho dos nacionais destes oito países!

Tippeligaen 2008 – Campeonato Norueguês

Aposto como a maioria dos leitores imaginou que o Rosenborg levantaria a taça. Mas os alvinegros de Trondheim amargaram a 5ª posição este ano, atrás de Bodø/Glimt (4º), Tromsø (3º) e Fredrikstad (2º). As decepções do torneio foram a 6ª posição do Viking, a 7ª posição do Lyn Oslo, a 10ª do Vålerenga e o quase rebaixamento do Lillestrøm, que ficou em 12º (e vai disputar um Playoff contra o Start, 3º colocado da Segunda Divisão. O vencedor fica na 1ª divisão). A taça ficou com o Stabæk, que foi campeão na penúltima rodada, com 6 pontos de diferença para o segundo colocado. O Stabæk chegou ao primeiro título de sua história após vencer o Vålerenga por 6x2. O mais perto que o Stabæk havia chegado do título foi a 3ª colocação em 2003.

Allsvenskan 2008 – Campeonato Sueco

Assim como o Norueguês, o Sueco foi decidido na penúltima rodada. Os chutes, mais uma vez, não devem ter passado perto. O Helsingborg (clube de Henrik Larsson) ficou em 3º lugar, empatado em pontos com o 4º, IFK Göteborg (muito famoso pelo Elifoot 98). Enquanto isso, o Malmö FF (clube de Daniel Andersson e Jonatan Johansson) ficou em 6º lugar, mas decepcionante mesmo foi a campanha do Djurgården (clube que revelou Andreas Isaksson e atual clube do brasileiro Quirino), que terminou o torneio em 12º, duas posições acima do Playoff. O título ficou em disputa até a penúltima rodada entre o Elfsborg (clube de Anders Svensson) e o Kalmar FF, até que, pelo número de vitórias (como critério de desempate), passou a ser impossível que os aurinegros de Borås chegassem ao título, que acabou indo para Kalmar. Esta foi a primeira vez que o Kalmar foi campeão sueco!

Veikkausliiga 2008 – Campeonato Finlandês

Para não perder o costume, o campeão Finlandês também foi inédito. O FC Inter Turku também teve certeza de seu triunfo na penúltima rodada, quando venceu o FF Jaro e o Honka (vice-líder) foi derrotado pelo Mariehamn, fazendo com que o campeão abrisse 4 pontos de vantagem faltando apenas uma rodada. Os mais conhecidos Lahti, HJK e MyPa ficaram em 3º, 4º e 5º, respectivamente. O único jogador que merece algum destaque é o veteraníssimo Jari Litmanen, jogador do Lahti.

Icelandic Premier League 2008 – Campeonato Islandês

Pra mudar um pouco a história da Escandinávia neste ano, o FH levantou pela quarta vez em sua história o título islandês. Na minha opinião, um dos finais de torneio mais emocionante! Na penúltima rodada, o FH possuía 41 pontos, enquanto o Keflavík mantinha uma gorda liderança com 46 e ocorreu o confronto direto, vencido pelo FH, que chegou aos 44 pontos. Na última rodada, o Keflavík foi derrotado pelo Fram Reykjavik, enquanto o FH venceu o Fylkir e chegou à liderança, com 47 pontos, e conseqüentemente chegou ao tetracampeonato!

Belarussian Premier League 2008 – Campeonato Bielo-Russo

Pelo aparecimento na competição continental deste ano, imagina-se que o campeão tenha sido o BATE Borisov. E quem pensou nisso, acertou! O BATE consagrou-se campeão bielo-russo com três rodadas de antecedência, quando tinha uma vantagem para o vice Dinamo Minsk de 10 pontos, quando só haveria três jogos ainda em disputa. O BATE Borisov chegou ao seu pentacampeonato, enquanto os outros dois clubes mais conhecidos, Dinamo Minsk (heptacampeão) ficou em 2º e o MTZ-Ripo, em 3º.

Meistriliiga 2008 – Campeonato Estoniano

Vamos começar pelo torneio mais longo da região. O campeonato estoniano possui apenas 10 equipes, mas 36 rodadas, onde as equipes se enfrentam quatro vezes. O campeonato foi bem disputado até aproximadamente a 34ª, quando matematicamente ficou impossível que o Flora ameaçasse a liderança (e os quatro pontos de vantagem) do Levadia Tallin, do talentosíssimo Nikita Andrejev.

A Lyga 2008 – Campeonato Lituano

Pra quem só conhece o Kaunas, aparentemente errou quando chutou um campeão para a Lituânia. Com uma vantagem de 16 pontos para o clube supracitado (que por acaso, mantém relações próximas de acordos de jogadores com Hearts-SCO e mantinha com o Porto-POR), o título foi do Ekranas, que levantou a taça de tri-campeão!

Liga Letã 2008 – Campeonato Letão

A mesma situação que aconteceu na Lituânia veio a ocorrer na Letônia. O mais conhecido clube letão, o Skonto Riga (quinze vezes campeão letão), acabou ficando na vice-liderança, enquanto o Ventspils levantou pela quarta vez em sua história.

2 comentários:

Almirante disse...

Que isso!!! marcelo, voce merece aplausos. Acho que sobre esse campeonatos malucos da Europa, só voce e o PVC devem estar por dentro.Um trabalho muito bem feito e digno de elogios. O que voce deve perder de tempo pesquisando sobre esses pouco comentandos campeonatos deve ser uma enormidade!!!! E sim, se for a Valéria que eu to pensando ja tive aulas com ela no colégio cedi, manda a ju perguntar pra ela sobre o João Vitor que foi aluno dela no cedi . Ela se amrrava na minha!!! Amanhã é tudo nosso porra!!!! A bambizada vai voltar com o rabo entre as pernas!

Rodrigo Estevam disse...

Poxa cara concordo plenamente com o Aumirante! merece muitos elogios parabens mesmo!!

Abraços...

Rodrigo Estevam
driblenet.blogspot.com