quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Rodada - Campeonatos Nacionais 8 e 9/11

Depois de um extenso post (é, eu admito) sobre as competições internacionais, está na hora de falar um pouco dos campeonatos nacionais!

O Campeonato Inglês vem presenciando uma acirrada disputa pela liderança. Na última rodada, tanto Liverpool tanto Chelsea venceram, mas pelo saldo de gols os Blues se mantêm na liderança. Mas as atenções da rodada estiveram no Emirates Stadium, onde o Arsenal venceu o Manchester United e assumiu a terceira posição, com grande destaque para os dois gols de Samir Nasri (Arsenal) o belo gol do jovem lateral direito Rafael (Manchester United). Outra partida que mereceu destaque foi a vitória do Tottenham sobre o Manchester City fora de casa, que levou os Spurs à 16ª posição e deixando finalmente a lanterna. Enquanto os outros torneios têm o meio da tabela embolado, a English Premier League tem a parte de baixo. Incrivemente apenas três pontos separam o Fulham, 10º colocado, do West Bromwich Albion, o 20º.

Como já está ficando previsível, mais uma vez houve uma troca de líder no Italiano. Com o empate da Milan com a Lecce, a Internazionale venceu a Udinese no Meazza com gol no último minuto de Júlio Cruz e assumiu a liderança. Enquanto isso, a Napoli, a Lazio e a Juventus venceram e passaram a Udinese, que acabou ficando em 6º lugar. Outro destaque foi o empate da Roma, que continua em 17º, primeira posição acima da zona de rebaixamento. Além disso, Fiorentina e Genoa também venceram e embolaram de vez a parte superior da tabela.

Depois de mais uma goleada, o Barcelona conseguiu se manter na liderança do Espanhol. O último 6x0 (com 4 gols de Eto'o) sobre o Valladolid garantiu a vantagem de 1 ponto para o Villarreal, que venceu o Almería e segue na vice-liderança. Mesmo que o Real Madrid tenha vencido (4x3 no Málaga) nesta rodada, o Valencia bateu o Getafe por 3x0 e assumiu a 3ª posição pelo saldo de gols. A decepção ainda tem sido o Atlético Madrid (que empatou com o Osasuna em 0x0), que claramente privilegia a UEFA Champions League e não consegue ficar estável no campeonato nacional, amargando a 7ª posição à seis pontos do 5º, o Sevilla.

Na Alemanha, depois de três rodadas na liderança, a sensação Hoffenheim acabou sendo derrotado pelo Hertha Berlin e abriu caminho para o Bayer Leverkusen, que mesmo tendo empatado com o Karlsruher, agora é líder por saldo de gols. Com o tropeço dos líderes, o Bayern München venceu o Schalke 04 (que caiu para 6º) fora de casa e está a apenas um ponto de diferença. O ex-líder Hamburg venceu o Borussia Dortmund (que caiu para 9º) e chegou à 4ª posição, apenas um ponto atrás do 3º colocado. A decepção alemã continua sendo o Werder Bremen, que depois de empatar com o fraco Bochum, continua aliando más exibições e campanhas tanto no campeonato nacional quanto no continental.

Os franceses continuam assistindo à mais uma temporada tranqüila do Lyon, que depois de vencer o Mônaco, continua com 4 pontos de vantagem para o vice, Marseille, que venceu o Grenoble. O terceiro colocado, Bordeaux, também venceu e abriu uma pequena vantagem para os 4ºs, Rennes, Nice e Toulouse. Já o Saint-Ettiéne... Bem, a única explicação para estar na zona de rebaixamento da Ligue 1 depois de ser derrotado em casa por 3x0 pelo Rennes é a valorização da UEFA Cup, imagino eu.

Não houve rodada do Campeonato Português no último final de semana.

A liderança do Campeonato Holandês continua disputadíssima. NAC Breda (venceu o de Graafschap por 2x0), Ajax (venceu o Sparta por 5x2) e AZ Alkmaar (venceu o Twente por 3x0) possuem 22 pontos e só se separam por saldo de gols, nesta ordem. Nas proximidades chegam Groningen (venceu o Volendam por 5x0) e o NEC, que bateu o PSV e assumiu a 5ª posição, ultrapassando a equipe de Eindhoven. Enquanto ao Feyenoord, venceu a sengunda seguida (5x2 no Utrecht) e chegou à 11ª posição, mas ainda está muito abaixo das expectativas.

Outros destaques; na Bélgica, o líder Club Brugge tropeçou e permitiu a aproximação do novo vice, Standard Liège; na Escócia, o Rangers finalmente jogou a partida atrasada e empatou, diminuindo a vantagem do Celtic para 2 pontos; na Turquia, Trabzonspor continua líder e Fenerbahçe goleia Galatasaray por 4x1 e sobe para 7º; na Ucrânia, ninguém segura o Dynamo Kyiv, que venceu a 10ª seguida e mantém os 7 pontos para o vice Metalist; na Rússia, na rodada seguinte à conquista do título, o Rubin é derrotado pelo Terek... mas quem se importa?

6 comentários:

Almirante disse...

Eu gosto mesmo do cameponato inglês. permita-me contar uma pequena história sobre esse garoto Rafael.

Esse rapaz é da minha cidade,`Petrópolis. Ele e seu irmão destruiam os campeonatos aqui na cidade, mas eram pobres de marré- marré, e não contavam sequer com o dinheiro da ´passagem. Os pais dos outros garotos do time se revezavam pra dar carona aos meninos. Hoje olha ond eles estão, em manchester considerados amigos pelo craque português Cristiano ronaldo.
A vida é cheia de surpresas!

Anônimo disse...

Falou tudo,tu escreve bem cara :)

Almirante disse...

Pow, sou aqui de petrópolis sim, mas também faço faculdade aqui. to no terceiro periodo. Derrepente quem sabe eu conheça os seus primos, essa cidade é muito pequena....

Mas ontem, ontem foi foda né

Daniel Reiner disse...

Na Inglaterra sou anti-Chelsea.Que qualquer um vermelho conquiste o título.

Na Espanha o filme se repete. Fora pouquissimas exceções o título fica entre Real e Barça.O time catalão está com um ataque arrasador nessa temporada. Privilégio pra quem esta assistindo aos jogos do espanhol.

Assití ao ultimo jogo da Iner...ápesar do grande volume de jogo,faltou criatividade no meio-campo.As "chegadas" de Vieira, Cambiasso e Maicon não foram suficientes prá furar o bloqueio adversário. O gol no último minuto salvou " a pele" do treinador mais caro do mundo.

(Visite sempre o 1982 Esporte Clube)

Forte abraço!

Rodrigo Estevam disse...

o Arsenal deslanchou na rodada agora será difícil segurar a equipe do Denílson que vem jogando muito!

Abraços...

Vote no prêmio CRAQUE DO BRASILEIRÃO no driblenet!
www.driblenet.blogspot.com

Daniel Reiner disse...

(Olá, ! Que tal ganhar um livro contendo a ficha técnica de 4.211 jogos de um dos maiores clubes do Brasil?
Seja você torcedor,jornalista,estudante de jornalismo, que gosta de conhecer sobre a história do no esporte mais popular do mundo...
Confira no meu blog (1982 Esporte Clube) como é fácil. Tenho certeza que é uma belo presente para qualquer apaixonado pelo esporte.)

[Visite sempre o 1982 Esporte Clube]

Forte abraço!