quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Rodada - Campeonatos Nacionais 22 e 23/11

Depois da matéria especial sobre os campeonatos finalizados na Europa, voltemos pra onde estão os euros, não é mesmo? Nos principais campeonatos europeus, onde o ano só acaba na metade do ano que vem!

Os ingleses bem que tiveram uma certa esperança de ver o campeonato ficar mais embolado na liderança depois que Chelsea (1º) e Liverpool (2º) empataram sem gols com Newcastle (18º) e Fulham (9º), respectivamente. A questão é que todos os clubes que tinham pelo menos 10 pontos de diferença também tropeçaram. Manchester United (3º) e Aston Villa (4º), dois deles, empataram entre si em 0x0, enquanto o Arsenal (5º) foi derrotado por 3x0 pelo Manchester City, que chegou à 11ª posição. Além deles, o Hull (6º), que também está almejando as posições superiores da tabela, acabou empatando com o Portsmouth (8º) em 2x2. Também merecem destaque as vitórias de Stoke City (1x0 West Bromwich Albion) e Tottenham (1x0 Blackburn), que vão se afastando da zona de rebaixamento, deixando Newcastle, Blackburn e WBA no fundo da tabela, na respectiva ordem das posições.

Na Itália, a Internazionale se manteve na liderança depois de uma vitória suada no clássico contra a Juventus (4º), por 1x0. Enquanto isso, a Milan (2º) empatou com a Torino (16º) em 2x2 e deixou a líder se afastar um pouco e a Napoli assumiu a 3ª posição depois de também empatar com a Cagliari (14º). Quem acabou se dando bem foi a Fiorentina, que venceu a Udinese (7º) por 4x2, um dos adversários diretos na parte superior da tabela e chegou à 6ª posição. Além disso, a Lazio (5º) também tropeçou na Genoa e acabou permitindo a aproximação da Fiore. Outro jogo que mereceu destaque foi a vitória da Roma sobre a Lecce (17º) por 3x0, deixando de vez a região do descenso, agora em 15º lugar.

Depois de algum tempo tanto escrever que o Barcelona goleou, finalmente os blaugranas tropeçaram na Liga BBVA. O Getafe (14º) conseguiu segurar a equipe de Messi no Camp Nou em 1x1 e permitiu a aproximação do novo vice-líder Real Madrid, que venceu o Recreativo (20º) por 1x0. Enquanto isso, o Villarreal (3º) foi derrotado vergonhosamente em casa pelo Valladolid (9º) por 3x0 e ainda permitiu a aproximação de Valencia (4º) e Sevilla (5º) que empataram entre si em 0x0. Enquanto isso, o Atlético Madrid (6º) tropeçou desta vez no Numancia (17º) e deixou o pelotão de frente se afastar de novo e ainda permitiu que o Deportivo (7º) se igualasse no número de pontos depois de vencer o Athletic Bilbao (18º) por 3x1.

E uma das sensações da temporada voltou à liderança na Bundesliga. O Hoffenheim venceu o Köln (10º) por 3x1 fora de casa e retomou a liderança, já que o Leverkusen conseguiu perder para o Arminia Bielefeld (14º) e ficar na segunda posição, agora empatado em pontos com o Bayern München (3º), que venceu por 4x1 o Energie Cottbus (18º). Nas imediações dos líderes, vem chegando o Hertha Berlin (4º), que venceu o Bochum (17º) por 3x2 fora de casa e já está a apenas um ponto do 3º colocado, enquanto o Hamburg (5º) bateu o Werder Bremen (9º) e também se aproxima. Borussia Dortmund (6º), Schalke 04 (7º) e Wolfsburg (8º) também venceram (Karlsruher – 16º, Borussia Monchengladbach – 15º e Sttutgart – 11º, respectivamente) e também chegam perto do pelotão superior.

E quando os franceses acharam que a derrota do Lyon para o Paris Saint-German iria deixar o campeonato mais animado com uma possível vitória do Marseille se enganaram. O Marseille empatou com o Lille em 2x2 e acabou caindo pra 3º, enquanto o Nice assumiu a vice-liderança depois de vencer o Saint-Éttiene por 1x0, chegando à 28 pontos, 5 atrás do líder Lyon. Enquanto isso o Saint-Éttiene continua seu drama e agora chegou à última posição do Campeonato Francês, já que Valenciennes e Sochaux empataram e passaram os alviverdes.

A outra sensação da temporada também segue na liderança na Liga Sagres. O Leixões venceu o Rio Ave (13º) e segue na ponta superior do Português, seguido de perto pelo Benfica que bateu o Acadêmica (12º). Em 3º vem o Nacional, que também venceu, mas está à quatro pontos do vice-líder lisboeta. Já o Sporting, mesmo com seus insistentes tropeços, chegou à 4ª posição depois de vencer o Naval por 1x0. Enquanto ao Porto, por conta do adiamento do seu jogo (pelo que foi divulgado, os jogadores do time adversário iriam boicotar o jogo pelo atraso de salários – mas nada confirmado) contra o a Estrela da Amadora, caiu pra 6º lugar.

A troca de líderes na Eredivisie está ficando constante. Na última semana, NAC Breda e Ajax eram líderes. Nesta semana, a vitória do AZ no confronto direto contra o Ajax deu à equipe de Alkmaar novamente à liderança juntou ao NAC Breda, que empatou com o NEC, ambos com 26 pontos (enquanto o Ajax tem 25). O PSV e o Feyenoord continuam suas escaladas, afastando as crises (cada uma em suas devidas proporções), sendo que a equipe de Eindhoven bateu o Heracles por 4x0 e chegou à 5ª posição enquanto a equipe de Rotterdam venceu o ADO por 3x1 e chegou ao 11º lugar.

Outros destaques; na Bélgica, a última vitória do Club Brugge mantém a equipe na liderança, mas o Standard Liège e o Anderlecht continuam na cola; na Escócia, tanto o Celtic quanto o Rangers venceram e a diferença entre os dois continua de 4 pontos, o que mudou nesta rodada é que o Hearts é o novo 3º colocado; na Turquia, Trabzonspor tropeça e permite aproximação do Besiktas, vice-líder; na Ucrânia, assim como o Porto, o Dynamo Kyiv também teve seu jogo adiado e agora a diferença para o Metalist é de apenas 3 pontos; e na Rússia, não adiantou nada o apelo do Bolas na Área para que o Rubin tentasse fechar a temporada com chave de ouro – a equipe fechou o ano derrotada em casa pelo Lokomotiv, mas campeã!

2 comentários:

Daniel Reiner disse...

Gostei do emprego do artigo "a" antes dos nomes dos clubes italianos.

A Inter continua com o futebol mais que mais agrada e com justiça mantém a liderança. Maicon que já era um excelente ala/lateral parece ter ganhado ainda mais "personalidade" com o "educador" Mourinho.

Só ficou me devendo o placar do jogo da Sampdoria.Resumo do calcio sem jogo da Samp,não,não é? rsrs

(Visite sempre o 1982 Esporte Clube)

FORTE ABRAÇO!

Almirante disse...

Quem diria hein...O hoffenhein segue firme na liderança...o Gás do time de geovani ainda tah sobrando...veremos até quando!