quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Rodada - Campeonatos Nacionais 25 e 26/10

Os leitores do Bolas na Área já devem estar acostumados à análise da rodada dos campeonatos nacionais normalmente acompanha a rodada da UEFA Champions League. Porém, como o torneio continental teve um recesso, vamos focar apenas nas rodadas nacionais.

Começando pela campeonato inglês, a rodada foi marcada pela vitória do Liverpool sobre o Chelsea em Londres, por 1x0, que deu aos Reds a liderança da Premier League. Com esse resultado, o Liverpool também acabou com a invencibilidade dos Blues em seu território que se demorasse mais um pouco aniversaria por dois anos. O Manchester United acabou empatando no Goodison Park com o Everton. Essa partida também foi marcada pela provocação do atacante do Manchester, Wayne Rooney, ao seu antigo clube quando beijou o escudo do atual clube. Os ingleses ainda presenciaram duas vitórias das sensações do torneio. O Hull venceu o West Bromwich Albion (e assumiu a vice-liderança) por 3x0 fora de casa e o Aston Villa (e manteve a 5ª posição) por 4x0, o Wigan Athletic. Além disso, o Tottenham finalmente conseguiu a primeira vitória no campeonato após derrotar o Bolton no White Hart Lane por 2x0, mas ainda permanece na última posição.

Os italianos viram mais um troca-troca de posições no topo da tabela. Com o tropeço da Internazionale na Genoa, a Napoli venceu a Lazio no Olímpico e chegou à primeira posição. Enquanto isso, a Udinese venceu a Roma em casa por 3x1 e assumiu a vice-liderança, empurrando a Inter para a 3ª colocação. O empate da Catania com a Siena acabou abrindo caminho para a Fiorentina e Milan, que venceram fora de casa e chegaram à 4º e 5º, respectivamente. Enquanto isso, a Juventus venceu o clássico municipal contra a Torino por 1x0 e chegou à 11ª posição.

Na Espanha, mesmo com o empate do Valencia contra o Recreativo, os morcegos mantiveram a liderança. Com a expressiva vitória por 5x0 sobre o Almería, o Barcelona assumiu a vice-liderança enquanto o Real Madrid bateu o Athletic Bilbao em jogo pra lá de polêmico e chegou à terceira posição. A surpresa da rodada ficou por conta do Málaga, que chegou à 6ª posição após vencer o Sevilla por 1x0, fora de casa. O grande jogo acabou sendo o equilibradíssimo duelo de Villarreal x Atlético de Madrid no El Madrigal, que terminou 4x4.

Na Alemanha, a sensação do campeonato chegou à liderança. O Hoffenheim venceu bem o Hamburg em casa por 3x0 e está 1 ponto à frente do Leverkusen, vice-líder, que venceu o Köln. Enquanto isso, os hamburgueses caíram para a terceira posição. O favoritismo do Bayern München prevaleceu e a equipe vanceu o Wolfsburg por 4x2 na Allianz Arena. Enquanto isso, Schalke 04, Werder Bremen e Borussia Dortmund acabaram tropeçando em Arminia Bielefeld, Hannover 96 e Hertha Berlin, respectivamente e acabaram perdendo algumas posições. Já o Stuttgart venceu o Bochum por 2x0 e assumiu o 4º lugar.

Os franceses presenciaram uma rodada praticamente de pontos perdidos. Foram 10 jogos e 6 empates. Unindo o azar à incompetência, mesmo com o tropeço do Lyon no Auxerre, todos os quatro clubes que tinham três pontos ou menos de diferença para o líder também tropeçaram. O Marseille foi derrotado em casa pelo PSG por 4x2 enquanto Le Mans, Bordeaux e Toulouse empataram com Rennes, Nice e Mônaco, respectivamente. A surpresa continua sendo o Grenoble, que venceu fora de casa o Saint-Ettiéne por 2x0 e chegou à 7ª posição.

Aparentemente os portugueses também foram afetados pela onda de empates que assolou a França, mas com um pouco menos de intensidade. Dos oito jogos da rodada, metade terminou empatada. Por incrível que pareça, o ex-líder Porto foi derrotado em casa por 3x2 pelo Leixões, que chegou a vice-liderança. A liderança foi retomada pelo Nacional da Madeira, que venceu o Vitória Setúbal e empurrou o Porto para a 4ª posição, já que o Benfica venceu o Naval e chegou ao 3º lugar. Outros destaques foram o empate do vice-lanterna Paços de Ferreira por 0x0 com o Sporting e o primeiro ponto do lanterninha Trofense em empate sem gols com o Académica.

Outros destaques europeus são; na Holanda, o novo líder NAC Breda, enquanto Ajax chega a 5º, PSV a 8º e o Feyenoord vergonhosamente fica em 15º; na Bélgica, o líder Standard Liège tropeçou no Genk e deixou o Anderlecht se aproximar depois de golear o Mechelen por 7x1; na Escócia, a vitória do líder Celtic sobre o Hibernian manteve a distância de 3 pontos para o vice Rangers, que com um jogo a menos terá de vencer o Dundee para encostar no rival; na Turquia, a liderança do Besiktas é mantida mesmo empatando com o Sivasspor, enquanto o Fenerbahçe e Galatasaray tentam reagir; e na Ucrânia, o Dynamo Kiev continua disparado na liderança, com diferença de 5 pontos para o vice Metaluhr Donetsk.

Nenhum comentário: