segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Outros Campeonatos - Análise de Torneio e Mercado

Com o contínuo recesso do calendário dos clubes europeus, vamos aproveitar para analisar as ligas secundárias do futebol europeu. Depois de posts focados apenas nos Campeonatos inglês, espanhol, italiano e alemão, agora vamos dar uma passada rápida pelos principais candidatos aos títulos dos campeonatos português, francês, holandês, turco, escocês, ucraniano, belga e russo.

Liga Sagres – Campeonato Português

Quando se fala nesse campeonato, é impossível não pensar logo de primeira em Sporting, Benfica e Porto. O alviverde lisboeta investiu pouco, mas o maior trunfo do período de transferências foi a manutenção dos jovens talentos João Moutinho, Miguel Veloso e do russo Marat Izmailov. Chegaram como bons reforços o zagueiro Marco Caneira (Valencia-ESP), o volante brasileiro Rochemback (Middlesbrough-ENG) e o atacante Helder Postiga (Porto). As águias, por sua vez, investiram pesado na formação de uma equipe competitiva, na estréia de Rui Costa como cartola. Chegaram os meias Pablo Aimar (Zaragoza-ESP), José Reyes (Atlético de Madrid-ESP) e Javier Balboa (Real Madrid-ESP), além do atacante David Suazo (Internazionale-ITA). O atual tri-campeão Porto não investiu muito, mas já contava com um elenco completo. O clube trouxe os volantes Guarín (Saint-Éttiene-FRA) e Pelé (Internazionale-ITA), o meia Cristian Rodríguez (Benfica) e o atacante brasileiro Hulk (Verdy Tokyo-JAP).

La Ligue – Campeonato Francês

Inegavelmente o principal candidato ao título é o atual heptacampeão francês Lyon, que investiu no jovem goleiro Lloris (Nice), os meias Makoun (Lille) e Éderson (Nice) e o atacante Piquionne (Monaco). Correndo por fora vêm o Olympique Marseille (do meia Bem Arfa, ex-Lyon e o atacante Bakary Koné, ex-Nice), o Paris Saint-German (do volante Makelélé, ex-Chelsea; do meia Giuly, ex-Roma-ITA; e do atacante Mateja Kezman, emprestado pelo Fenerbahçe-TUR), o Bordeaux (do jovem meia Yoann Gourcuff, emprestado pelo Milan-ITA, e do lateral Diego Placente, ex-San Lorenzo-ARG) e o Toulouse (trouxe o atacante Søren Larsen, do Schalke 04).

Eredivisie – Campeonato Holandês

Apesar do início de campanha decepcionante de Ajax e Feyenoord, pela tradição das equipes provavelmente elas disputarão o título com o PSV. O clube de Amsterdam trouxe o zagueiro Oleguer (Barcelona-ESP), os meias talentosos Ismaïl Aissati (PSV) e Evander Sno (Celtic-SCO) e o atacante Darío Cvitanich (Banfield-ARG). O de Rotterdam trouxe o veterano atacante Jon Dahl Tomasson (Vilarreal-ESP) e o meia El Ahmadi (Twente). Mais favorito, o clube de Eindhoven contratou o goleiro sueco Andreas Isaksson (Manchester City-ENG) e os defensores Brechet (Sochaux-FRA) e Francisco Rodríguez (Chivas-MEX).

Süper Lig – Campeonato Turco

No mais asiático dos países da UEFA, três equipes também lutam pela hegemonia no país. O favoritíssimo é o Fenerbahçe, que trouxe o técnico campeão europeu Luís Aragonés e o artilheiro do campeonato espanhol, Daniel Güiza (Mallorca-ESP). Além dele, a equipe ainda trouxe o veterano meia Emre Belozoglu (Newcastle-ENG). Além dele, com reais condições de lutar pelo título vêm o Besiktas (dos tchecos Tomas Sivok e Tomas Zapotocny, do Sparta Praha-CZE e Udinese-ITA) e o Galatasaray, que investiu bastante, trazendo o goleiro Morgan de Sanctis (Sevilla-ESP), o zagueiro Fernando Meira (Stuttgart-GER), o meia Harry Kewell (Liverpool-ENG) e o atacante Milan Baros (Lyon-FRA).

Scottish Premier League – Campeonato Escocês

Chegamos finalmente aos torneios em que somente dois clubes têm reais condições de levar o caneco, com outra equipe comendo pelas beiradas. Na Escócia, o atual tri-campeão Celtic se preocupou com a manutenção de um elenco competitivo, trazendo a revelação espanhola Marc Crosas (Barcelona-ESP) e os atacantes Shaun Maloney (Aston Villa-ENG) e Georgios Samaras (Manchester City-ENG). Do outro lado da cidade de Glasgow está o Rangers, o outro real candidato ao título, que reforçou bem a equipe com a chegada do zagueiro franco-argelino Madjid Bougherra (Charlton-ENG), dos meias Pedro Mendes (Portsmouth-ENG) e Steven Davis (Fulham-ENG) e do atacante Kenny Miller (Derby County-ENG). Correndo por fora está o reduto lituano na Escócia, o Hearts (que antes do período de transferências contava com cinco jogadores do país) que trouxe o atacante dinamarquês Mike Tullberg (Reggina-ITA).

Jupiler League – Campeonato Belga

A luta direta pelo título fica a cargo do Standard Liège (representante da Valônia mais forte) e o Anderlecht (mais forte de Flandres), acirrando a rivalidade regional belga. Os valões trouxeram os zagueiros Tomislav Mikulic (Croácia Zagreb-CRO) e Digão (Milan-ITA, irmão de Kaká) e o atacante Leon Benko (Nürnberg-GER), enquanto o concorrente contratou bastante (11 jogadores), mas merecem destaque apenas o zagueiro Arnold Kruiswijk (Groningen-NED), o meia Oleksandr Yakovenko (Racing Genk) e os atacantes Dmitri Bulykin (Leverkusen-GER) e Matias Suarez (Belgrano-ARG). Comendo pelas beiradas vem o Club Brugge, que não impressionou muito no mercado, apenas trazendo com destaque o veterano goleiro Geert de Vlieger (Zulte Waregem).

Ukraine Premier-Liha – Campeonato Ucraniano

Shakhtar Donetsk e Dynamo Kiev. Figurantes? Sim, mas apenas o Metaluhr Donetsk tem condições de esbarrar na taça este ano, mas já é alguma reação dos clubes menores do país. A equipe da capital trouxe o zagueiro Betão (Santos-BRA) e os meias Ognjen Vukojevic (Dínamo Zagreb-CRO), Malkhaz Asatiani (Lokomotiv-RUS) e Roman Eremenko (Udinese-ITA). Enquanto isso, o Shakhtar somente contratou com algum alarde o atacante boliviano Marcelo Moreno (Cruzeiro-BRA), enquanto as outras contratações foram mais caseiras. O Metalurh, que prometeu muito na pré-temporada contratou um total de 15 jogadores, com destaque para o zagueiro Arsène Né (Germinal Beerschot-BEL) e o atacante Velizar Dimitrov (CSKA Sofia-BUL).

Russian Premier League – Campeonato Russo

Faltando apenas 5 rodadas para o fim do campeonato, já que ele é se inicia em março, os russos já devem ter plena consciência de quem é seu campeão. O Rubin Kazan assumiu a liderança logo na terceira rodada e não largou mais, estando com uma vantagem atual de sete pontos para o vice, CSKA Moscow. Por este motivo, o período de transação principal de jogadores da terra dos antigos czares ainda não se iniciou e com certeza será amplamente abordado pelo Bolas na Área!

Nenhum comentário: