quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Rodada UCL 21 e 22/10 e Campeonatos Nacionais 18 e 19/10

Com o final da mais recente rodada da Champions League, o Bolas na Área dá um giro pelo maior competição de clubes do planeta. Mas antes uma passada pela última rodada das principais ligas nacionais.

Começando pelo Calcio onde o grande destaque ficou, sem dúvida, para o clássico entre Roma e Internazionale: um surpreendente 4x0 para a Internazionale em pleno Estádio Olímpico de Roma. Apesar do que o placar possa indicar o jogo foi equilibrado, com os visitantes sendo bem mais felizes nas finalizações. Enquanto isso, a Udinese perdeu a vice-liderança ao empatar fora por 2x2 com a Lecce e desta forma a Napoli tomou a posição ao vencer a Juventus em casa. As duas equipes estão com 14 pontos, a 2 da líder Internazionale, assim como a surpresa do campeonato até aqui - a Catania, que confirmou a boa forma ao vencer a Palermo em casa. A Lazio decepcionou ao perder para a Bologna por 3x1 e o Milan vai recuperando terreno com a última vitória por 3x0 sobre a Sampdoria, para a alegria dos rivais da Genoa que venceram a Siena por 1x0 e estão na 10ª posição na tabela no momento.

Na Espanha, o clássico madrilenho fez juz ao que se espera de um jogo assim - repleto de emoções: Nistelrooy marcou com menos de um minuto, sendo expulso ainda no primeiro tempo. O Atlético empata e o Real consegue a vitória aos 49' do 2º tempo, apesar da forte contestação do time com relação à arbitragem. Enquanto isso o Barcelona e o líder Valencia complicam mais as vidas de Athletic Bilbao e Numancia e, com o empate em Barcelona contra o Espanyol, o Villarreal cede a vice-liderança ao Sevilla que venceu o Almería fora. Na ponta de baixo, quem tem motivos para comemorar é o Betis, que venceu bem o Mallorca por 3x0 e o Sporting Gijón que venceu o Osasuna em casa por 2x1 em um legítimo "jogo de 6 pontos".

Na Inglaterra, a rodada foi dos times grandes - Arsenal venceu o Everton por 3x1 em casa e o Liverpool batalhou para vencer o Wigan por 3x2 em Anfield. Enquanto isso, o líder Chelsea não teve pena do Middlesbrough e, como visitantes, conseguiram um impressionante 5x0. O atual campeão Manchester United teve um segundo tempo impecável contra o West Bromwich Albion conseguindo vencer por 4x0 em Old Trafford, marcando a recuperação do time após um começo fraco do time comparado a seus rivais diretos. Do outro lado da tabela, o Newcastle não conseguiu vencer o Manchester City, ficando no 2x2, deixando a torcida agoniada com a penúltima colocação do time na tabela. Mas se os Magpies estão em agonia, os Spurs estão em total pânico, certamente. Contra os rivais diretos na briga pelo rebaixamento (acho que já dá pra falar assim), o Tottenham perdeu mais uma, agora contra o Stoke City. Em 8 rodadas, nenhuma vitória e apenas dois pontos para o time que pode ser considerado, certamente, a maior decepção da Europa no momento.

UEFA Champions League

Falando agora do torneio continental, a terça-feira foi um dia de vários gols. Se o Grupo E havia sido econônomico na 1ª rodada, quando os dois jogos ficaram no 0x0, a coisa mudou nesta rodada - no clássico britânico, o Manchester United venceu bem em casa o Celtic por 3x0 e o Villarreal venceu o Aalborg por um interessante placar de 6x3. O mesmo ocorreu no Grupo F, onde o Bayern venceu a Fiorentina por 3x0 tentando se livrar da crise, enquanto Bucareste viu ótimo jogo onde o Lyon teve que suar bastante para vencer o Steaua por 5x3. Não bastasse isso de gols, o Arsenal foi à Turquia e colocou um 5x2 no Fenerbahçe ficando em boa situação na competição. Já o Porto não vem tão bem e acabou derrotado por 1x0 para o Dynamo Kiev em casa. Para completar o dia, no grupo H o Zenit não consegue apresentar o mesmo futebol do último ano (o que lhe rendeu boas expectativas) e acabou empatando em casa no derby soviético contra o BATE Borisov em 1x1. Já em Torino, a Juventus conseguiu vencer o Real Madrid por 2x1 com direito a um belo gol com um chute em distância perfeito de Alessandro del Piero.

A quarta-feira foi mais magra de gols e sem muita chance para as zebras - ironicamente o Cluj, que não perdeu para Chelsea nem Roma, acabou perdendo para o Bordeaux, enquanto os ingleses venciam a Roma, ambos jogos 1x0. No grupo B, o Werder Bremen ainda não conseguiu decolar na competição, desta vez empatando na Grécia com o Panathinaikos. A Inter superou a maracação dura do Anorthosis e levou os cipriotas à sua primeira derrota na competição, outro 1x0. No grupo C, o Sporting foi à Ucrânia e conquistou uma importante vitória nas suas pretensões de chegar às oitavas de final da competição, às custas do Shakhtar. O placar? Sim, 1x0. Pelo mesmo grupo, o Barcelona foi a Suíça e não economizou para cima do Basel, 5x0. E para encerrar, pelo grupo D, o Liverpool foi a Madrid encarar o Atletico em uma partida não muito boa para os árbitros auxiliares que terminou em 1x1 com as duas equipes aparentemente satisfeitas com o resultado já que em Eindhoven, PSV e Marseille disputavam a partida, que certamente vale uma vaga na Copa UEFA, com o PSV vencendo por 2x0.

Nenhum comentário: