terça-feira, 30 de setembro de 2008

Rodada UCL - 16 e 17/9 e Campeonatos Nacionais 27 e 28/9

Com certo atraso e aproveitando o final da rodada do final de semana, vamos falar um pouco dos últimos resultados que rolaram no Velho Continente, começando pela competição mais importante de todas. A primeira rodada da UEFA Champions League demonstrou logo cedo que o torneio vai exibir ao mundo o fino do futebol no mais puro de sua essência: a surpresa!

O show da rodada ficou por conta do Chelsea [ENG] e do Atlético de Madrid [ESP]. Os ingleses venceram por 4x0 os franceses do Bordeaux em casa em grande exibição da equipe comandada por Felipão. Enquanto isso, os espanhóis não pensaram duas vezes e jogaram o PSV [NED] para escanteio em Eindhoven, em bela vitória por 3x0, com grande destaque para o jovem atacante Agüero, que marcou duas vezes.

As surpresas obviamente não fugiram dos azarões. A primeira com certeza fica por conta do CFR Cluj [ROM] que venceu de virada a Roma [ITA] por 2x1, em pleno estádio Olímpico, com dois gols do argentino Emmanuel Culio. A outra surpresa foi o cipriota Anorthosis Famagusta, que conseguiu segurar o Werder Bremen [GER], em jogo disputado na Alemanha.

E o prêmio de "Dormitório da Rodada" vai para o Grupo E. Com os dois jogos disputados, os clubes conseguiram ficar no 0x0 e todo mundo empatado com 1 ponto e nenhum gol marcado. Vale à pena citar que tanto o atual campeão Manchester United [ENG] jogando em seu estádio contra o Villarreal [ESP] quanto o Celtic [SCO], também em seu estádio onde é quase invencível, contra o Aalborg [DAN] ficaram no empate sem gols.

Outros resultados da rodada: Panathinaikos [GRE] 0x2 Internazionale [ITA] (Mancini e Adriano); Basel [SUI] 1x2 Shakhtar [UKR] (David Abraham; Fernandinho e Jadson); Barcelona [ESP] 3x1 Sporting [POR] (Rafa Márquez, Eto'o e Xavi; Tonel); Marseille [FRA] 1x2 Liverpool [ENG] (Lorik Cana; (2) Gerrard); Steaua [ROM] 0x1 Bayern München [GER] (Van Buyten); Lyon [FRA] 2x2 Fiorentina [ITA] (Piquionne e Benzema; (2) Gilardino); Porto [POR] 3x1 Fenerbahçe [TUR] (Lisandro López, Lucho González e Lino; Güiza); Dynamo Kiev [UKR] 1x1 Arsenal [ENG] (Bangoura; Gallas); Juventus [ITA] 1x0 Zenit [RUS] (Del Piero); Real Madrid [ESP] 2x0 BATE [BLR] (Sergio Ramos e van Nistelrooy).

Dando uma passada nos campeonatos nacionais; na ilha da Rainha, com uma boa vitória sobre o Stoke City fora de casa por 2x0, o Chelsea chega à liderança com vantagem em saldo de gols sobre o Liverpool (que venceu o clássico contra o Everton também por 2x0, no Goodison Park), ambos com 14 pontos. O Manchester United venceu o Bolton (adivinha quanto foi!) em casa e chega à 11ª posição, com um jogo a menos (contra o Fulham sem data definida ainda, por causa da participação dos Red Devils na Supercopa Européia). Um jogo que mereceu atenção foi a vitória do Portsmouth sobre o Tottenham, que afundou mais ainda o clube londrino na última posição do campeonato e em sua crise.

Na Espanha, a boa vitória do Valencia sobre o La Coruña por 4x2 possibilitou que a equipe chegasse à liderança por saldo de gols, ultrapassando o Villarreal, que teve uma vitória magra sobre o Sporting Gijón por 1x0. Enquanto aos gigantes espanhóis, o Real Madrid venceu o Real Betis fora de casa e se manteve na terceira posição enquanto o Barcelona venceu o clássico da cidade contra o Espanyol fora de casa, e se manteve em 6º lugar. O grande jogo da rodada ficou por conta da vitória do Sevilla sobre o Atlético de Madrid por 1x0 em Madrid, que levou a equipe de Luis Fabiano à 4ª posição, enquanto o Atlético caiu para a 7ª.

No país da bota, a derrota da Internazionale para o rival Milan abriu espaço para a Lazio e a Napoli chegarem ao topo da tabela. A equipe da capital venceu a Torino por 3x1 em Torino, enquanto o ex-clube de Maradona bateu a Bologna por 1x0. Destaque para a boa atuação da dupla de brasileiros Kaká e Ronaldinho do Milan, que fizeram a bela jogada do gol contra o arqui-rival milanês.

A Alemanha presenciou dois grandes jogos no último final de semana. O primeiro, e mais cheio de gols, foi Werder Bremen 5x4 Hoffenheim, em que a equipe alviverde chegou a abrir 4x1 de vantagem e acabou cedendo o empate, mas antes do fim do jogo Özil garantiu a vitória. Com o resultado, o Werder Bremen chegou à quinta posição, enquanto o Hoffenheim caiu para a 7ª. A outra partida foi o clássico Borussia Dortmund contra o Stuttgart, vencido pelos aurinegros por 3x0, com direito a gol do brasileiro Felipe Santana. O resultado deixou o Borussia em 4º lugar e o Stuttgart em 6º. A liderança do campeonato deixou de ser do Schalke 04 (derrotado fora de casa pelo Köln) e agora é do Hamburg, que venceu o Monchengladbach por 1x0, gol de Petric. O Bayern München foi derrotado pelo Hannover 96, e vem mal em 9º lugar.

Outros destaques europeus são; na França, a diferença de 5 pontos mantida pelo líder Lyon para o vice Toulouse; em Portugal, a liderança do campeonato do Nacional da Madeira, que mesmo perdendo o último jogo para a Estrela da Amadora contou com a sorte e o Sporting foi derrotado no duelo contra o Benfica; na Holanda, a surpreendente liderança do Groningen com uma grande vitória sobre o Feyenoord; na Bélgica, a vitória do atual campeão Standard Liège sobre o Anderlecht por 2x1, fazendo do Standard o novo líder, com bela atuação da revelação Steven Defour; e na Escócia, o Rangers segue líder com três pontos de vantagem sobre o Celtic.

Nenhum comentário: