quarta-feira, 3 de setembro de 2008

A Agitada Vida Noturna de Manchester

A janela de transferência para clubes europeus fechou na última Segunda-feira e os olhos do mundo do Futebol se voltaram para Manchester nesse dia. As grandes contratações do último dia da janela ficaram por conta do primo rico e do primo pobre (não mais tão pobre assim) da cidade do centro da Inglaterra - Manchester United e Manchester City respectivamente.

O United vinha sobre certa "pressão", afinal é o atual campeão inglês e europeu e não havia feito nenhuma contratação até o momento. As especulações em torno do atacante búlgaro Dimitar Berbatov do Tottenham se mostraram concretas e minutos após o fechamento da janela a contratação foi anunciada num valor em torno de 35 Milhões de Euros.

A tendência é que o United parta para um 4-4-2 mais tradicional com Berbatov fazendo dupla com Rooney ou Tevez numa função parecida com a qual era executada pelo matador van Nistelrooy tempos atrás. Ou o time pode usar o trio ofensivo com Rooney e Tevez (assim como Cristiano Ronaldo em sua volta) jogando de pontas com Berbatov jogando de referência para o ataque.

Enquanto isso, do lado azul da cidade berço da Revolução Industrial, o clima era de reviravolta total. O time do Manchester City acabara de ser comprado por um trilhardário (ênfase no tri) de Dubai e o efeito prático de tal fato acontecendo nessa data de fechamento implicou naturalmente em uma caça louca por uma grande compra sobrando. Tentaram inclusive o mesmo Berbatov que foi para o United mas os rumos não eram favoráveis e o alvo acabou sendo o atacante brasileiro do Real Madrid, Robinho.

O valor de 40 Milhões de Euros pago pelos Citzens talvez não seja justificado pelo atual momento do atacante - longe de manter a boa forma constantemente - mas reflite bem a disposição dos novos donos do clube em gastar dinheiro. Digno de nota que o projeto da nova direção é transformar o clube em algo "maior que Real Madrid e Manchester United". Veremos se não passará de um blefe.

Fazendo uma analogia com os rivais da cidade, Robinho deve jogar junto com Shaun Wright-Phillips de maneira parecida com Rooney e Tevez juntos com Berbatov, a diferença é que os blues contarão com Jô no meio. Agora é ver se Robinho fez a aposta certa e o quão compromissado ele será com o time - a grande questão.

Nenhum comentário: