domingo, 31 de agosto de 2008

UEFA Champions League - Análise de Grupos - 2ª Parte

Depois do cruzamento do Eduardo, chegou a hora de finalizar a jogada da melhor maneira! Assim como ele, assisti à final da Supercopa Européia e tive uma sensação incrível de vazio ao ver um meio-campo do Manchester United perdido como aquele. É incrível ver a falta que fazem Ryan Giggs, Cristiano Ronaldo, Owen Hargreaves e Michael Carrick. E como sempre o esquentado Paul Scholes (que deu vários motivos para ser expulso durante o jogo) conseguiu fazer o mais belo gol da partida (que não foi validado). Enfim, em duas falhas incríveis da defesa inglesa, o futebol envolvente digno de um treinador holandês acabou por vencer o jogo e o Zenit teve todos os méritos pra ficar com a taça. Deixando o jogo de ontem de lado, vamos à análise dos grupos restantes da UEFA Champions League...

Grupo E

O grupo é aberto pelo atual dono do troféu inglês e europeu Manchester United, que sendo uma das maiores exceções, ainda não contratou nenhum atleta para a nova temporada e apenas se desfez de alguns jogadores que não vinham participando. Grande mérito da administração, a equipe conseguiu manter o craque Cristiano Ronaldo e ainda tem um elenco bem balanceado, pecando apenas na quantidade de jogadores e às vezes fica sem peças de reposição. Disputando a segunda vaga, chega o Villarreal [ESP], que fez contratações bastante estudadas, como a promessa americana Jozy Altidore e o volante brasileiro Edmilson. A equipe promete continuar exibindo seu belo futebol e pode complicar até o favorito do grupo. Logo em seguido temos o Celtic [SCO], que deve brigar pela segunda vaga com os espanhóis. Sem nenhuma contratação estrondosa, os escoceses ainda contam com o talento do japonês Shunsuke Nakamura. Por fim chega o azarão do grupo, o Aalborg [DEN], que depende muito da jovem revelação Michael Jakobsen para manter sua defesa estável.


Grupo F

O heptacampeão francês Lyon chegaria como principal força do grupo caso não tivesse perdido muitas peças importante no plantel, como o goleiro Coupet e o zagueiro Squillaci, mas ainda tem um bom elenco e deve disputar diretamente as duas vagas do grupo. O campeão alemão Bayern München chega com uma equipe muito reforçada da última temporada e com algumas boas contratações para essa. Além do brilhante Ribery e dos pilares frontais Klose e Toni, a equipe ainda touxe Oddo e Borowski para compôr a equipe. A equipe seguinte é a Fiorentina [ITA]. Os italianos continuam muito dependentes do craque Adrian Mutu, mas a equipe possui um bom elenco jovem que vem da base, a exemplo de Pazzini e Montolivo. Por fim, o Steaua Bucharest [ROM] fecha o grupo. O maior vencedor do campeonato romeno, ao contrário da época da Guerra Fria, não tem muitas pretensões no torneio e dificilmente consiga cavar uma vaga na Copa UEFA.

Grupo G

Mais francês do que nunca, o Arsenal [ENG] consguiu se desfazer de um dos ingleses do elenco e trazer mais franceses para a equipe. Mas nem por isso a equipe saiu perdendo, muito pelo contrário. Os Gunners tiveram sorte e caíram num grupo de nível técnico intermediário e é a equipe com mais chances de classificação. Destaque para a contratação de Samir Nasri. Em seguida temos o Porto [POR], que chamou muita atenção por ter conseguido, até então, manter o craque Quaresma no elenco e sua única contratação de algum renome é o volante colombiano Freddy Guarín. Logo depois chega o único turco da competição, o Fenerbahçe. A equipe se reforçou bastante e mesmo com a perda do treinador Zico e do volante Mehmet Aurelio, deve brigar diretamente com as duas outras equipes pela classificação. Destacam-se as chegadas de Harry Kewell e do artilheiro do último espanhol Güiza. O outro ucraniano da competição é o Dinamo Kiev [UKR] que perdeu muitos dos brasileiros de destaque que tinha na equipe (como Kléber e Diogo Rincón) e deve contar com a habilidade do atacante Artem Milevskiy, mas dificilmente conseguirá algo mais do que uma vaga na UEFA.

Grupo H

O último grupo vinha sendo chamado de grupo da morte até o último sorteado. O grupo é aberto pelo mais holandês do que nunca e sempre poderoso Real Madrid [ESP] (chegando a cinco depois da contratação de van der Vaart). A próxima equipe é a que, pelo favoritismo, deve brigar pela primeira vaga com o Real, a Juventus [ITA]. A equipe italiana contratou a sensação brasileira no campeonato italiano Amauri e o bom zagueiro Olof Mellberg, ex-Aston Villa. Em seguida vem a possível surpresa do torneio, o Zenit Petersburg [RUS] de Tymoschuk e Arshavin, que todos imaginavam ter sido só uma boa passagem no ano anterior mas que mostrou que tem muita personalidade e um bom elenco para surpreender, como o fez com o desfalcado Manchester United na última sexta-feira. Por fim, o mais azarado dos azarões, o BATE [BLR]. A equipe, que já nem deve pensar mais em COPA Uefa conta apenas com a habilidade do limitado Igor Stasevich.

Depois de uma análise dessas, ninguém pode dizer que não está preparado para acompanhar a UEFA Champions League 2008/09! Enfim, bom campeonato e espere com certeza a cobertura da competição aqui no Bolas na Área!

Nenhum comentário: