quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Sorteio dos Grupos da UCL

Depois do lento mês de julho sem emoção futebolística, o mês de agosto chega ao fim e traz junto de si o sorteio da UEFA Champions League. Esta é a definição de mais ou menos quais serão os caminhos de cada clube europeu para chegar à glória continental.

O Grupo A é formado por Chelsea [ENG], Roma [ITA], Bordeaux [FRA] e Cluj [ROM]. Certamente Chelsea e Roma já podem antecipadamente se considerar classificados, apesar de o Bordeaux correr por fora por uma possível classificação.

O Grupo B é composto pela Internazionale [ITA], Werder Bremen [GER], Panathinaikos [GRE] e Anorthosis [CHP]. Mais favoritos do que nunca, os italianos e alemães não devem se preocupar muito com os gregos, que possuem um elenco tecnicamente bem inferior, e obviamente não precisa-se nem comentar dos cipriotas.

O terceiro grupo tem como destaque o Barcelona [ESP] e a disputa direta pela segunda posição deve ficar a cargo do Sporting [POR] e do Shakhtar [UKR], enquanto o Basel [SUI] deve correr por fora, mas o máximo que deve conseguir é tirar alguns pontos dos mais fortes.

O Grupo D apesar de não poder ser considerado um grupo da morte é com certeza o grupo com menos discrepância técnica entre os clubes. O grupo é aberto com o Liverpool [ENG], pentacampeão europeu. Em seguida PSV [NED], Atlético Madrid [ESP] e Olympique Marseille [FRA]. Apesar de as chances caírem para o lado dos Reds e do Atlético Madrid, as duas outras equipes têm plenas condições de buscar uma classificação e não serão surpresas.

O Grupo E é o grupo do atual campeão inglês e europeu Manchester United. O sorteio pode ser considerado generoso para o atual campeão, já que seus concorrentes serão o Celtic [SCO], o Villarreal [ESP] e o Aalborg [DEN]. Existem grandes chances de Celtic e Villarreal lutarem pela segunda vaga, deixando o clube dinamarquês pra trás.

O Grupo F é outro com uma boa igualdade técnica. O grupo é aberto com o Lyon [FRA], heptacampeão francês, o podersoso Bayern München [GER], a Fiorentina [ITA] e para contrabalancear o tradicional mas nem tão forte Steaua Bucharest [ROM].

O penúltimo grupo, o G, também acabou por ficar bem equilibrado. O grupo é aberto com o Arsenal [ENG], seguido do Porto [POR], Fenerbahçe [TUR] e é finalizado pelo Dínamo Kiev [UKR], que deve correr por fora. Enquanto aos outros, devem disputar com certa igualdade de forças pelas vagas, com uma ligeira vantagem para o clube inglês.

O último grupo vinha com todas as chances de se tornar o grupo da morte até o último clube, que praticamente será ponto garantido para os outros três. O grupo é aberto pelo cada vez mais holandês Real Madrid [ESP], além de Juventus [ITA] e do campeão da UEFA Cup Zenit Petersburg [RUS]. O contrabalanceamento do grupo é a surpresa certamente mais azarada do torneio, o BATE [BLR].

Apresentados os grupos da UEFA Champions League 2008-2009, os posts seguintes serão as análises dos grupos, sendo cada equipe abordada individualmente. Esse é post inaugural do Bolas na Área, de Eduardo Azeredo e Marcelo Studart. E desde os tempos mais primórdios que se diz que futebol europeu é bola alta na área. Muito mais do que um "jornalblog", essa é uma prova que gol de cabeça também é golaço!

3 comentários:

Unknown disse...

1 - Gol de cabeça só é golaço em final...rs
2 - o Panathinaikos (sei lá como se escreve) tem o Gabriel e o Souza, como vc tem a audácia de dizer que eles têm um elenco fraco? rs

valeu cara

Marcelo Studart disse...

cara.. golaço de cabeça é um trocadilho com o nome do blog! UAHUHAuHauHauhAuhA..

audácia? eu tenho no mínimo bom senso de dizer isso! ah.. não se esqueça do Marcelo Mattos e GIlberto Silva, além de Cleyton! (quem é Cleyton, na verdade! UAHUHAuHAuhUHa)

Anônimo disse...

Linka o nosso blog studant!