terça-feira, 16 de setembro de 2008

Bundesliga - Análise de Torneio e Mercado

Continuando com as análises dos campeonatos europeus, chegou a vez da primeira divisão alemã, a Bundesliga. Considerando que este torneio conta com dois clubes a menos que os outros principais europeus e menos dinheiro, os clubes em geral não contrataram com tanta eficiência quanto seus companheiros de continente.

A briga pelo título não deve fugir principalmente do foco do Bayern München, que já conta com um ótimo elenco e agora acrescenta algumas boas peças no plantel, como o meia Tim Borowski (ex-Werder Bremen), o goleiro Hans Butt (ex-Benfica) e o lateral direito Massimo Oddo (ex-Milan-ITA). Esses jogadores já chegam e encontram um elenco formado por Lúcio, Ribery, Klose, Toni e Zé Roberto. A tarefa do Bayern não parece ser tão difícil, não é mesmo? A briga direta com o Bayern deve ficar por conta do Hamburg e do Werder Bremen. A primeira equipe investiu pesado no clube (principalmente com a verba da venda de Rafael van der Vaart ao Real Madrid-ESP) e trouxe os meias Thiago Neves (Fluminense-BRA) e Mladen Petric (Borussia Dortmund), além do lateral Marcell Jansen (Bayern Munchen) e o zagueiro Alex Silva (São Paulo-BRA). Enquanto isso, o alviverde perdeu alguns jogadores e se reforçou pouco, mas ainda conseguiu manter um bom elenco. As duas principais caras novas são o zagueiro Sebastian Proedl (Sturm Graz-AUT) e o atacante peruano Claudio Pizarro (Chelsea-ENG).


A briga pelas vagas na Copa da UEFA (já que na Bundesliga só os três primeiros tem direito à UCL) deve ficar por conta de alguns clubes que investiram bastante em seus elencos, almejando voltar aos bons dias. São eles o Borussia Dortmund, que trouxe o zagueiro Felipe Santana (Figueirense-BRA), os laterais Owomoyela (Werder Bremen) e Lee Young-Pyo (Tottenham-ENG) e o meia Zidan (Hamburg); o Schalke 04, nova casa de Jefferson Farfán (PSV-NED) e Orlando Engelaar (Twente-NED); o Bayer Leverkusen, que conta com a chegada de dois talentosos brasileiros, o zagueiro Henrique (Palmeiras-BRA, emprestado pelo Barcelona-ESP) e o meia Renato Augusto (Flamengo-BRA); por último vem o Wolfsburg (que pela qualidade dos reforços tem tudo para ser a surpresa do campeonato), buscando a dupla de zaga do Palermo-ITA, Andrea Barzagli e Cristian Zaccardo, além do atacante Caiuby (São Caetano-BRA) e o retorno de empréstimo do meia Vlad Munteanu (Auxerre-FRA).

O meio da tabela deve ser encabeçado pelo Stuttgart (trouxe o goleiro Jens Lehmann, do Arsenal-ENG e o zagueiro Khalid Boulahrouz, do Sevilla-ESP), que perdeu muitas peças (entre eles o zagueiro Fernando Meira e o meia Alex Farnerud) e não conseguiu repo-las à altura. Em seguida temos o Hertha Berlin (contratou o meia Cícero, do Fluminense-BRA e o atacante Andriy Voronin, do Liverpool-ENG), o Hannover 96 (trouxe os atacantes Jan Schlaudraff, do Bayern Munchen e Mikael Forssel, do Birmingham-ENG), o recém-promovido Hoffenheim (trouxe o lateral do Sttutgart, Andreas Beck e o atacante do Náutico-BRA, Wellington), o Bochum (contratou o meia Paul Freier, do Leverkusen e o atacante Vahid Hashemian, do Hannover 96) e o Frankfurt (rumo dos meias Ümit Korkmaz, do Rapid Wien-AUT e Zlatan Bajramovic, do Schalke 04).

Atentos ao rebaixamento devem ficar os recém-promovidos Köln (contratou o zagueiro Geromel, do Vitória de Guimarães-POR, os laterais Miso Brecko, do Hamburg e Pierre Womé, do Werder Bremen e o volante Petit, do Benfica-POR) e o Borussia Mönchengladbach (trouxe o zagueiro Thomas Kleine, do Hannover 96 e a revelação americana Michael Bradley, do Heerenveen-NED). Enquanto isso, com grandes chances de cair estão o Karlsruher (trouxe o meia Antonio da Silva, do Stuttgart), o Bielefeld (trouxe o bom lateral Michael Lamey, do Duisburg e o atacante Christopher Katongo, do Brondby-DAN) e Energie Cottbus (trouxe a fraca dupla de ataque Danny Galm, do Frankfurt e Ivica Iliev, do PAOK-GRE).

Como sempre é esperado, o último campeão é o principal favorito a levar o título (Bayern Munchen) e algumas equipes tradicionais almejam o troféu, mas que devem realmente brigar por uma vaga em competição internacional (Hamburg, Werder Bremen, Dortmund e Schalke), uma equipe podendo surpreender pela qualidade dos reforços (Wolfsburg). O que muda é que os recém-promovidos não são os principais candidatos ao rebaixamento, já que algumas equipes que já estavam na primeira divisão (Karlsruher, Bielefeld e Cottbus) possuem um elenco bem fraco, considerando também que os clubes que subiram montaram bem seus elencos (Köln, Mönchengladbach e Hoffenheim). A Bundesliga começa prometendo muito equilíbrio entre as principais equipes, porém como um torneio de médio porte europeu ainda possui muitas discrepâncias entre os participantes das pontas da tabela.

Nenhum comentário: