quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Calcio Serie A - Análise de Torneio e Mercado

Seguindo com a série de análises, depois da English Premier League vamos para a elite do Calcio, a liga italiana. A começar pela ponta de cima da tabela - a atual campeã, Internazionale, vem como favorita. A equipe não teve nenhuma perda muito significativa no elenco e conta com boas aquisições, como o lateral Mancini vindo diretamente da rival Roma e o ponta luso Ricardo Quaresma (Porto-POR), além, claro, de José Mourinho no comando da equipe. Enquanto isso, a Roma perdeu Ludovic Giuly para o PSG-FRA além do supracitado Mancini, mas correu atrás e Luciano Spaleti tem ao seu dispor 11 novos jogadores para tentar levar o título do Calcio de volta para a Cidade Eterna. Merecem destaque o lateral norueguês John Arne Riise (ex-Liverpool-ENG), o meia-atacante (trombador) Júlio Baptista (ex-Real Madrid-ESP) e o retorno de Vicenzo Montella após estadia na Sampdoria.

No segundo pelotão, brigando pela vaga na Champions League, a Juventus sai na frente e pode até pensar em importunar os dois times da elite no momento, e pouco a pouco vai se reerguendo. Mesmo fazendo várias contratações, nenhuma teve um grande impacto, mas vale mencionar a chegada de Olof Melberg do Aston Villa-ENG e Kznevic do Livorno para a zaga e Chrisitian Poulsen do Sevilla-ESP para o meio de campo. Outra forte candidata à vaga na UCL, a Fiorentina perdeu o bom zagueiro Ujfalusi para o Atletico de Madrid-ESP, mas celebra a contratação de Alberto Gilardino que tem tudo para ser a nova estrela do ataque do time de Florença. O Milan vem para a temporada tentando se recuperar da decepção do último ano com vários reforços significativos, valendo menção Senderos (por empréstimo do Arsenal-ENG), Zambrotta (Barcelona-ESO) e os medalhões Ronaldinho (Barcelona-ESP) e Schevchenko (Chelsea-ENG).

Correndo por fora na Champions League e com os dois pés na Copa UEFA, a Sampdoria não fez nenhuma contratação de grande impacto e a grande novidade fica por conta do atacante Bruno Fornaroli do Nacional de Montevidéu-URU. Enquanto isso, a Udinese começa a preparar uma mini-colônia chilena com as chegadas do meia Nicolás Corvetto do Audax Italiano-CHI e do atacante Alexis Sanches do River Plate-ARG.

Na turma do miolo, lutando por alguma chance de competir continentalmente, seguindo uma tendência bem parecida de transferencias internas ou de jogadores sul-americanos vêm times como Napoli (trazendo o atacante Germán Deniz do Independiente-ARG), Atalanta (contratando Karamoko Cissé do Verona), o Genoa trazendo contratações mais chamativas (Milito do Zaragoza-ESP e Ferrari da Roma), Palermo (contando agora com Nocerino da Juventus, Liverani da Fiorentina e Budan do Parma) e a Lazio (tendo agora Simone Inzaghi da Atalanta e Brocchi, ex-Milan).

Já começando a temer a degola, vem o Siena (trazendo Barusso do Galatasaray-TUR e Maximiliano Re do Rosario Central-ARG) e Cagliari (com o meia Andrea Lazzari vindo da Atalanta). Lutando pra valer contra o rebaixamento vêm o Torino (contando agora com Riccardo Colombo da Udinese e Rolando Bianchi do Manchester City-ENG), Catania (agora de Ledesma vindo do Boca Juniors-ARG) e os caçulas Chievo (que agora tem o Kerlon, a foquinha do Cruzeiro-BRA), Bologna (que contratou o zagueiro grego Evangelos Moras do AEK-GRE) e o Lecce (apostando agora na dupla de ataque Léo, ex-Coritiba-BRA, e José Ignacio Castillo, vindo do Pisa).

E dessa maneira os times italianos se armam para a Serie A do Calcio. A briga para fugir da degola deverá ser equilibrada assim como a briga pelas vagas da Champions League, em especial pelo fato de Juventus e Milan estarem querendo recuperar o terreno que perderam.

Nenhum comentário: