sábado, 20 de setembro de 2008

Liga BBVA - Análise de Torneio e Mercado

Encerrando as análises das principais ligas nacionais, vamos agora para a elite do futebol na Espanha. Começando com o Real Madrid, que vem forte para manter seu título - mantida a base do elenco campeão, o time agora ficou mais holandês com a chegada de Rafael van der Vaart do Hamburgo-GER. O Villarreal tenta manter sua escalada até o topo também sendo relativamente conservador, com destaque para as contratações de Edmílson (Barcelona) e o experiente Ibagaza (Mallorca). Buscando a reabilitação, o Barcelona teve diversas saídas de peso e as principais chegadas são Daniel Alves (Sevilla) e Hleb (Arsenal-ENG) além da chegada do ídolo Guardiola, estreando como treinador. Para fechar o primeiro pelotão vem o Atletico de Madrid, tentando mais uma vez decolar com um bom elenco e alçar vôos mais altos. Para isso trouxe bons reforços no gol, defesa e meio campo como Coupet (Lyon-FRA), Heitiinga (Ajax-NED), Ujfalusi (Fiorentina-ITA) e Maniche (Internazionale-ITA).

O Sevilla perdeu nomes consideráveis e os maiores reforços de destaque foram no setor defensivo com Duscher (Racing Santander) e Squillaci (Lyon-FRA). Não foi uma janela muito favorável para esse time, que provavelmente terá de se contentar com uma vaga na Copa UEFA. Para tentar se manter no grupo dos times das competições européias, os principais reforços do Racing Santader vem por empréstimo: Garay, zagueiro do Real Madrid e Jonathan Pereira, atacante do Villarreal. Outro na briga pelas vagas continentais é o Mallorca, que agora conta com Josemi, ex-Villarreal, e Cléber Santana, vindo do Atlético de Madrid.

Na turma do meio da tabela, o Almería, time sensação da última temporada, tenta beliscar uma vaga continental com reforços modestos e na maior parte internos. Destaque para a chegada do goleiro Esteban (Celta) para competir com o goleiro Diego e o zagueiro Pellerano do Panathinaikos-GRE. Tentando reviver os bons tempos, o Deportivo trouxe nomes experientes como o meia Mista do Atletico de Madrid e o goleiro Aranzubia do Athletic Bilbao. Outro time que busca a reabilitação é o Valencia - contando com o meia argentino Banega (emprestado pelo Atletico de Madrid), o goleiro Renan (do Internacional) e o lateral Del Horno (do Athletic Bilbao); destaque também para a manutenção do atacante David Villa. Sem muitas ambições, o Athletic Bilbao com poucas contrações, até pela limitação de seu estatuto que só permite jogadores bascos na equipe, maior destaque para a chegada do goleiro Lafuente do Espanyol.

Outro time com pretenções modestas é o Espanyol que trouxe, dentre outros, o meia atacante Nenê do Monaco-FRA e o lateral Steve Finnan do Liverpool-ENG. O Betis é outro tentando apagar as decepções recentes, contratou de maior destaque o brasileiro-turco Mehmet Aurélio do Fenerbahçe-TUR. Na gangorra entre vagas na Europa e a metade de baixo da tabela, o Getafe procura voltar a surpreender contando agora com Joffre Guerrón, o mesmo que mora nos pesadelos de alguns tricolores cariocas após a final contra a LDU-ECU.

Já se preocupando com a fuga da degola, o Valladolid deposita suas esperanças de gols agora no atacante sueco Henoik Goitom (ex-Murcia) e conta também com os meias Canobbio (Celta) e Medunjanin (AZ Alkmaar-NED). No mesmo caminho, o Recreativo conta com diversos reforços de clubes menores, o destaque fica pela chegada do goleiro Riesgo da Real Sociedad. Depois de fugir por 1 ponto do trágico destino na temporada passada, o Osasuna trouxe o meia húngaro Vadocz do NEC-NED da Holanda e o atacante Ezquerro do Barcelona.

Entre os caçulas, o Numancia, campeão da BBVA (atual Liga Adelante, a Segunda Divisão Espanhola) da última temporada, trouxe com maior destaque o meia Barkero do Albacete e o atacante Guayre do Celta de Vigo. Tentando de manter na elite da Espanha, o Málaga celebra o retorno do atacante Albert Luque, cria da casa que estava no Ajax-NED. O Sporting Gijón terá uma árdua tarefa para se manter na primeira divisão e para evitar tomar muitos gols conta agora na defesa com o rodado zagueiro holandês Jurgen Colin do Ajax-NED.

E assim se reforçaram os times para a nova temporada da liga espanhola. A briga pelas vagas da Copa UEFA deve ser intensa e com muita variação entre os times enquanto a elite deverá ser a mesma, com uma briga ferrenha dentro de si.

Nenhum comentário: