quinta-feira, 25 de junho de 2009

Final da Temporada 2008/09 - Parte 4/6

Depois de abordarmos alguns dos principais e obscuros campeonatos nacionais da Europa, chegou a hora de fazer um apanhado geral de como as Copas Nacionais tiveram seu desfecho.

Apesar de ter eliminado o Manchester United nas semi-finais nos penalties e ter feito 1x0 no primeiro minuto de jogo da final, o Everton não resistiu ao Chelsea e acabou sendo derrotado de virada por 2x1 pela FA Cup, gols de Lampard e Drogba. O Chelsea levantou o título pela 5ª vez.

Finalistas surpreendentes foram os da TIM Cup, tendo em conta que as semi-finais foram Lazio x Juventus e Sampdoria x Internazionale. A final acabou sendo decidida nas penalidades máximas depois de Lazio e Sampdoria terem empatado no tempo normal em 1x1, gols de Mauro Zárate para os alvicelestes e Giampaolo Pazzini para a Samp. Com a perda dos penalties por Antonio Cassano e Tommaso Rocchi, a decisão só terminou quando Ousmane Dabo converteu para a Lazio e Hugo Campagnaro desperdiçou para a Sampdoria. Desta forma, a Lazio levantou o caneco pela 5ª vez ao vencer a Sampdoria nos penalties for 6x5.

O Athletic Bilbao surpreendeu na Copa del Rey ao bater o Sevilla nas semi-finais e encarar o Barcelona na final, que havia derrotado o Mallorca. Porém, os alvirrubros bascos não conseguiram segurar o campeão espanhol e europeu e, apesar de terem aberto o placar aos 8 minutos do primeiro tempo com Toquero, o Barcelona em uma chuva de gols virou o jogo para 4x1 (Yaya Touré, Lionel Messi, Bojan Krkic e Xavi). Assim, os blaugranas levantaram o título pela 25ª vez.

A DFB-Pokal terminou com uma vitória simples do Werder Bremen sobre o Bayer Leverkusen. Com um gol de Mesut Özil aos 58 minutos de jogo, o Werder selou a vitória por 1x0 e se segurou no final do jogo, inclusive amarelando o goleiro Tim Wiese, o volante Torsten Frings e o defensor Peter Niemeyer nos últimos dez minutos de jogo. Este foi o 6º título do Werder Bremen na DFB-Pokal.

Para desbancar de vez o Lyon, o Bordeaux além de vencer na Ligue 1 também levantou o caneco da Coupe de la Ligue desta temporada. Com uma boa vitória sobre o fraco Vannes (terminou em 10º lugar na Ligue 2) por 4x0 na final, o Bordeaux levantou pela 6ª um título de copa francesa, mas o 3º da Coupe de la Ligue.

Com eliminações precoces de Sporting e Benfica, o título da Taça de Portugal já parecia bem encaminhado para o Porto. Principalmente quando a final seria disputada contra o Paços de Ferreira, que não conseguiu nada além de um 10º lugar na Liga Sagres. Com um gol do argentino Lisandro López aos 6 minutos de jogo, o Porto fez o resultado que garantiu seu 18º título.

Numa final emocionante, Heerenveen e Twente disputaram o título da KNVB-beker. Com o empate das duas equipes no tempo normal em 1x1, o Heerenveen assumiu vantagem no confronto aos 112 minutos com Bonaventure Kalou, mas faltando apenas dois minutos para o final, Youssouf Hersi empatou para o Twente, levando a decisão para os penalties. As últimas cobranças seriam de Gerald Sibon, para o Heerenveen, e Hersi, para o Twente. Resultado, o Heereveen foi campeão pela primeira vez da KNVB-beker por 5x4 nos penalties.

Em um confronto de meio de tabela na decisão da Cofidis Cup, o Genk (7º) bateu o KV Mechelen (10º) por 2x0, com dois gols de Marvin Ogunjimi. Com o resultado, o Genk chegou ao seu 3º título da Copa da Bélgica.

Com uma eliminação precoce do Celtic na Homecoming Scottish Cup nas quartas-de-final para o St. Mirren, o Rangers pôde se sentir praticamente campeão. Com um gol de Nacho Novo no início do segundo tempo, o Rangers bateu o Falkirk na final por 1x0 e garantiu seu 33º título da competição, apenas um a menos que o rival Celtic.

A Fortis Türkiye Kupasi foi a garantia do Besiktas de mais um título na temporada. Enfrentando o rival Fenerbahçe na final, os alvinegros bateram os Yellow-Navy Blues por 4x2, com dois gols do brasileiro Bobô, um do turco Yusuf Şimşek e o último do eslovaco Filip Hološko. O Fener diminuiu com o espanhol Güiza e de penalty com o brasileiro Alex.

O Vorskla Poltava mais uma vez chamou atenção nesta temporada. Depois de chegar em 5º lugar no campeonato ucraniano, a equipe de Poltava bateu o Shakhtar Donetsk por 1x0 na final da DATAGROUP Ukraine Cup com gol de Vasyl Sachko aos 5 minutos do segundo tempo. Desta forma, o Vorskla chegou ao seu primeiro título da copa nacional e o segundo de sua história (além do título da Ukranian Persha Liha – segunda divisão – em 95/96).

Incontestável é a presença da Greek Cup neste post. O clássico ateniense entre Olympiacos e AEK na final já era motivo de apreensão, imagine quando aos 10 minutos do primeiro tempo Ismael Blanco já havia marcado dois gols para o AEK? E quando nos acréscimos do segundo tempo, Ignácio Scocco havia aumentado a vantagem do AEK para 3x2 e, 5 minutos depois, Matt Derbyshire empatou novamente a partida? E quando faltando dois minutos para acabar o primeiro tempo extra, Luciano Galletti marcasse a virada do Olympiacos para 4x3 e, dois minutos depois do início do segundo tempo, Scocco empatasse de novo? Com o jogo em 4x4, o que você acha de colocar os goleiros para bater duas vezes as penalidades máximas? Quem sabe AEK 14x15 Olympiacos em plena final? Agustín Pelletieri, ao bater o 17º penalty da disputa acabou disperdiçando a oportunidade de manter o AEK na briga pelo título, sendo que o goleiro alvirrubro, Antonis Nikopolidis, converteu sua segunda cobrança, garantido o 24º título da equipe de Piraeus. (Detalhe: Diogo, ex-Portuguesa, à esquerda da foto.)

Qualquer informação adicional, basta solicitar pelos comentários do blog, sendo possível fazer apêndices nos próximos posts para matar a curiosidade de nossos leitores. Quer saber como terminou a Copa da Polônia, da Romênia ou Bulgária? Fique a vontade!

Próximo Post: Divisões de Acesso.

Nenhum comentário: