quinta-feira, 18 de junho de 2009

Final da Temporada 2008/09 - Parte 3/6

Pra quem acha que só torneio milionário é importante, vamos vasculhar um pouco mais os campeonatos europeus!

Na Türkiye 1. Süper Lig, o Besiktas só assegurou seu 13º título na última rodada ao vencer o Denizlispor por 2x1 fora de seus domínios. Com uma vantagem de dois pontos adquirida na 31ª rodada, quando o Sivasspor foi derrotado pelo Istanbul BB e o Besiktas bateu o Ankaraspor. Desde então, os alvinegros mantiveram a vantagem e na última rodada, com a derrota do Sivasspor para o Galatasaray por 2x1, este montante de pontos aumentou para cinco. Com o vice-campeonato, o Sivasspor se classificou para a fase preliminar na UCL. Enquanto isso, o Trabzonspor (3º) se classificou para a Europa League, enquanto Fenerbahçe (4º) e Galatasaray (5º) garantiram as vagas preliminares do outro torneio. Do outro lado da tabela, enquanto a algumas rodadas o Kocaelispor (17º) e o Hacettepespor (18º) já tinham assegurado seus lugares na segunda divisão turca do próximo ano, apesar de o Konyaspor (16º) ter vencido na última rodada e o Gençlerbirligi (14º) e o Denizlispor (15º) terem sido derrotados, como o segundo critério de desempate na Turquia é o confronto direto, os três clubes ficaram com a mesma quantidade de pontos mas o Gençlerbirligi e o Denizlispor conseguiram se salvar do rebaixamento.
A Alfa Ethniki Katigoria já conhecia seu campeão com três rodadas de antecedência. O Olympiacos conseguiu abrir 11 pontos para o segundo lugar (na época) Panathinaikos faltando apenas três jogos e garantiu seu 37º título e pentacampeonato consecutivo. O vice-campeonato acabou ficando com o PAOK, que ultrapassou o Panathinaikos (3º) na penúltima rodada ao vencer o Xanthi, enquanto os alvi-verdes empataram com Pansseraikos em 0x0. Além dos dois, o AEK Athens (4º) e o Larisa (5º) também garantiram vaga nos Playoffs da competição para disputar as outras vagas continentais. O Panathinaikos acabou ficando com a vaga na UCL, enquanto os outros três ficaram com as outras vagas na Europa League. Do outro lado da tabela, a algum tempo OFI (14º), Pansserraikos (15º) e Thrasyvoulos (16º) já estavam garantidos na Beta Ethniki.

A Ukraine Premier-Liha já estava definida com quatro rodadas de antecedência. Apesar de o rival Shakhtar Donetsk ter garantido o título da última UEFA Cup, o campeão nacional da Ucrânia foi o Dynamo Kyiv, que manteve a vantagem de 12 pontos para o adversário desde então. Desta forma, o Dynamo, maior campeão nacional, chegou ao seu 13º título. As vagas da Europa League ficaram com o Metalist Kharkiv (3º), o Metaluhr Donetsk (4º) e o Vorskla Poltava (5º). Relegados para a Ukraine First Division acabaram sendo o FC Lyiv (15º) e o FC Kharkiv (16º).

A Austrian Bundesliga teve seu campeão definido na penúltima rodada, quando o Red Bull Salzburg tinha 4 pontos de vantagem para o Rapid Wien, e mesmo com o Salzburg sendo derrotado pelo SV Mattersburg em casa, o Rapid perdeu para o Sturm Graz e não tinha mais condições de alcançar o adversário. Com o resultado, o Red Bull Salzburg chegou ao seu quinto título austríaco e garantiu uma vaga na fase preliminar da UCL. As vagas da Europa League ficaram com o Rapid Wien (2º), Austria Wien (3º) e com o Sturm Graz (4º). O rebaixado para a Austrian First League foi o SCR Altach (10º).

A Czech Gambrinus Liga se definiu na antepenúltima rodada, quando faltando apenas dois jogos o Slavia Praha já tinha aberto uma vantagem de 8 pontos para o Slovan Liberec e para o Sparta Praha. Com isso, o Slavia chegou ao seu 3º título e assegurou uma vaga na UCL junto ao Sparta, vice-campeão. As vagas na Europa League ficaram com o Slovan Liberec (3º) e com o Sigma Olumouc (4º), além do Teplice (7º), campeão da Czech Republic Football Cup. A Czech 2. Liga 2009-10 também terá a presença do Tescoma Zlín (15º) e do Viktoria Zizkov (16º).

A Swiss Super League tem presenciado uma ascensão forte do FC Zürich. Dos últimos quatro torneios, três foram vencidos pela equipe, que conquistou seu 12º título este ano e a vaga na UCL. Com isso, a equipe se igualou em número de tentos ao FC Basel. As vagas da Europa League ficaram, por sua vez, com os vice-campeões do Young Boys, com o FC Basel (3º) e com o Sion (8º), campeão da Swiss Cup. Um posição abaixo do Sion, o FC Luzern (9º) disputou os playoffs de rebaixamento contra o AC Lugano, vencendo em resultado agregado de 5x1 e se mantendo na primeira divisão. Já o clube de Liechtenstein, o FC Vaduz, não teve a mesma sorte e com a 10ª colocação disputará a Challenge League 2009-10.

A SAS-Ligaen teve um novo maior campeão depois dessa temporada. O FC København chegou ao 7º título de sua história, ultrapassando o Brondby. Com isso, a equipe da capital (que também venceu a Dannish Cup) ainda se garantiu na fase preliminar da UCL do próximo ano, deixando as vagas na Europa League com o Odense BK (2º), o Brondby (3º), o AaB (7º - por ter sido o vice campeão da Dannish Cup) e com o Randers FC (5º), por ter sido o clube mais Fair Play do torneio. Os 11º e 12º colocados, Vejle B e o AC Horsens, respectivamente, foram rebaixados.

A Orange Ekstraklasa foi definida na última rodada apesar do título ter estado bem encaminhado. Com uma vantagem de três pontos para o Legia Warszawa, o Wisla Kraków só precisava de um empate contra o Slask Wroclaw pra garantir o caneco. Com a vitória por 2x0, o Wisla levantou o título polonês pela 12ª vez, se aproximando mais dos maiores campeões poloneses, o Górnik Zabrze (rebaixado essa temporada para a First League) e o Ruch Chorzów, que venceram 14 vezes. As vagas na Europa League ficaram com o Legia, vice campeão, com o Lech Poznan (3º e campeão da Polish Cup) e com o Polonia Warszawa (4º). Além do Górnik, o LKS Lódz recebeu uma determinação de disputar a próxima First League por não ter acertado as contas e não ter condições de disputar a Ekstraklasa no próximo ano (mesmo que com a sua pontuação tivesse ficado em 8º lugar). Apesar disso, a decisão oficial sairá dia 25 de junho.

A Liga I teve novo campeão nesta temporada. Apesar de nem tão novo, o Unirea Urziceni completa 55 anos em 2009 e levantou o título romeno pela primeira vez em sua história. O título foi quase assegurado na penúltima rodada, quando o Unirea bateu o Poli Timisoara (então líder) no estádio adversário e abriu uma vantagem de dois pontos para o adversário. Na rodada final, o Unirea empatou com o Steaua enquanto o Poli foi derrotado pelo Brasov, ficando com o vice-campeonato. Desta forma, Unirea e Poli se classificaram para a UCL 09-10. As vagas da Europa League acabaram ficando com o Dinamo Bucaresti (3º), o CFR Cluj (4º), o FC Vaslui (5º) e com o maior campeão romeno, o Steaua, que decepcionou com um sexto lugar. Na outra ponta da tabela, Gaz Metan (15º), Farul (16º), CS Otopeni (17º) e Gloria Buzau (18º) caíram para a Liga II.

A Prva HNL fez do Dinamo Zagreb tetracampeão consecutivo. Com uma boa vantagem de seis pontos para ao vice Hajduk Split, o Dinamo levantou o caneco croata pela 11ª vez em sua história e assegurou sua vaga na segunda eliminatória da UCL 09-10. Enquanto isso, o Hajduk, o Rijeka (3º) e o Slaven Belupo (4º) disputarão a Europa League. Na outra ponta da tabela, o Croatia Sesvete (12º) disputou playoffs de rebaixamento contra Hrvatski Dragovoljac, vencendo por 2x1 e evitando o rebaixamento. Esse playoff entre o último colocado da Prva contra o 6º da Druga se deu por conta da expansão da Prva para 16 times, logo os quatro primeiros colocados da Druga seriam promovidos automaticamente, com uma vaga no playoff para o 5º. Como o Slavonac (4º da Druga) abdicou da vaga, o Medimurje (5º) herdou-a e o Dragovoljac (6º) disputou o playoff.

Com a recente separação sérvia, o campeonato nacional acabou tendo seus título resetados. Isso significa que, apesar de ter sido o 21º título nacional, o Partizan conquistou seu segundo título da Meridian SuperLiga. Com os onze pontos de vantagem sobre o vice, Vojvodina, o Partizan já era campeão com duas rodadas de antecedência e já estava garantido na segunda eliminatória da UCL. O vice-campeão Vojvodina e o 3º colocado, o Red Star, ficaram com as vagas na Europa League. Do lado oposto da tabela está o Banat Zrenjanin (12º), rebaixado para a Serbian First League.

Próximo Post: Copas Nacionais.

Nenhum comentário: