quinta-feira, 4 de junho de 2009

Final da Temporada 2008/09 - Parte 1/6

Chegamos ao final mais uma temporada européia e, aos poucos, eu vou colocando o resumo de cada uma das competições que têm o final de seus calendários datados em maio. Primeiramente, um grande resumo do final dos principais torneios europeus continentais e nacionais.

A UEFA Champions League terminou fazendo do Barcelona tricampeão europeu. Tenho consciência de que apostei minhas fichas no Manchester United, que sinceramente só me fez não reconhecer a equipe. Em momento algum no jogo foi possível ver o Manchester que jogou ano passado a decisão contra o Chelsea, porque sinceramente durante toda a temporada 2008-09 os Red Devils não foram os mesmos. Enquanto isso, na Catalunha, o Barcelona comemora a tríplice coroa espanhola, depois de esbanjar belo futebol por todo o ano. O destaque do torneio e da final, na minha opinião, foi o meia espanhol Xavi, do Barcelona.

A UEFA Cup foi o principal motivo de comemoração dos ucranianos do Shakhtar Donetsk, que bateram os alemães do Werder Bremen na final por 2x1. Apenas com gols de brasileiros na final (Naldo para o Werder e Luiz Adriano e Jádson para o Shakhtar), os ucranianos levantaram o caneco pela primeira vez na história. A equipe eliminou os rivais compatriotas do Dynamo Kyiv nas semi-finais, e ainda o Olympique de Marseille e o CSKA Moskva nas quartas e oitavas-de-final, consecutivamente.

A Barclays Premier League teve uma reta final emocionante, com o Manchester United levantando a taça pela 18ª vez, empatando com o Liverpool em número de conquistas. Com quatro pontos de vantagem no final, os Red Devils comemoraram o título com duas rodadas de antecedência, quando ainda tinha seis para o rival Liverpool que terminou como vice-campeão. Classificado diretamente para a fase de grupos da UCL, o Chelsea terminou a competição em terceiro lugar e o Arsenal, classificado para a fase de Playoff, ficou em quarto. As vagas da Europa League 09-10 (extinta UEFA Cup) ficaram com Everton (5º), Aston Villa (6º) e Fulham (7º). Na parte inferior da tabela, despediram-se da competição (rumo à Coca-Cola Championship 09-10) o Newcastle (18º), o Middlesbrough (19º) e o West Bromwich Albion (20º).

A Serie A TIM consagrou pela 17ª vez a Internazionale como campeã italiana, chegando ao 4º título seguido. Com 10 pontos de vantagem no final, a Inter já era campeã com duas rodadas de antecedência. As vagas na UCL 09-10 ficaram com a Juventus, vice-campeã, com a Milan (3ª) e com a Fiorentina, quarta colocada que disputará a fase preliminar da competição continental. As vagas na Europa League ficaram com a Genoa (5ª) e Roma (6ª), além da Lazio (10ª), que foi campeã da TIM Cup. Do outro lado da tabela escaparam por muito pouco do rebaixamento a Chievo (16ª) e a Bologna (17ª), com apenas três pontos na frente da Torino (18ª). As outras equipes rebaixadas foram a Reggina (19ª) e a Lecce (20ª).

A Liga BBVA foi um dos motivos de festa do Barcelona nesta temporada. A equipe da Catalunha já era campeã com duas rodadas de antecedência, quando mantinham 8 pontos de vantagem para o vice-líder, Real Madrid. Os blaugranas levantaram a taça pela 20ª vez e estavam desde a temporada 2005-06 sem o título. As vagas na UCL ficaram com o vice-campeão, Real Madrid, o Sevilla (3º) e o Atlético de Madrid (4º), que jogará a fase preliminar. As vagas na Europa League ficaram com o Villarreal (5º) e o Valencia (6º), além do Athletic Bilbao (13º), pelo vice-campeonato na Copa del Rey. Salvo pelo saldo de gols, o Getafe (17º) escapou por muito pouco da Liga Adelante 09-10, tendo ficado acima do Real Betis (18º), do Numancia (19º) e do Recreativo (20º).

Na Bundesliga, todas as atenções estavam voltadas para o caçulinha Hoffenheim, mas no final quem ergueu a taça acabou sendo um novato também (por ter conseguido isso pela primeira vez este ano). O Wolfsburg garantiu o título na última rodada, com uma boa vitória sobre o Werder Bremen por 5x1, enquanto o Bayern vencia o Stuttgart por 2x1 e a vantagem alvi-verde se mantinha nos dois pontos. O Bayern München, como vice-campeão, tem vaga garantida na UCL da próxima temporada e o Stuttgart, terceiro colocado, se classifica para a fase preliminar. As vagas na Europa League ficaram com o Hertha Berlin (4º), com o Hamburg (5º) e com o Werder Bremen (10º), campeão da DFB Pokal. Do outro lado da tabela, o Energie Cottbus (16º) disputou o playoff de rebaixamento para a 2.Bundesliga, sendo derrotado pelo Nürnberg e carimbando o passaporte para a segunda divisão, e ao seu lado ainda estão o Karlsruhe (17º) e o Arminia Bielefeld (18º).
Próximos Campeonatos: França, Portugal, Holanda, Bélgica e Escócia (2).
Nesta Série: Outros Campeonatos Europeus (3); Copas Nacionais (4); Artilheiros (5) e Divisões de Acesso (6).

Nenhum comentário: