terça-feira, 9 de junho de 2009

Final da Temporada 2008/09 - Parte 2/6

Seguindo com a série de posts sobre o final da corrente temporada, confira o desfecho de alguns dos campeonatos nacionais de menor expressão da Europa.

A Ligue 1 teve um final de certa forma emocionante. Apesar de o Bordeaux ter aberto três pontos de vantagem para o Marseille na 36ª rodada e só dependia de si mesmo para ser campeão, as duas últimas rodadas foram marcadas pela emoção minuto a minuto entre os resultados dos clubes. Na última rodada, porém, mesmo com o Marseille goleando o Rennes por 4x0, o Bordeaux venceu o Caen por 1x0 fora de casa, precisando apenas de um empate. Com isso, o Bordeaux levantou a taça da Ligue 1 pela sexta vez na sua história, empatando o número de título com o Stade Reims, rebaixado esta temporada para a 3ª divisão francesa. Em segundo e com a vaga na fase de grupos da UCL ficou o Olympique de Marseille, três pontos atrás do campeão. A última vaga da UCL ficou com o Lyon, terceiro colocado. As vagas da Europa League ficaram com o Toulouse (4º) e com o Lille (5º), seguidos pelo Paris Saint-German (6º), que acabou ficando fora das competições continentais. O curioso é que esses três últimos clubes citados tinham 64 pontos e suas posições foram decididas pelo seus saldos. O tradicional Saint-Éttiene fugiu no rebaixamento na última rodada com uma boa vitória sobre o Valenciennes, que acabou rebaixando o Caen (18º). Os outros rebaixados foram o Nantes (19º) e o Le Havre (20º).

A Liga Sagres já conhecia virtualmente seu campeão na 28ª rodada, quando o Sporting permitiu que o Porto abrisse 6 pontos de vantagem faltando somente duas rodadas para o final do campeonato. Desta forma, na 29ª rodada o Porto já se sagrava campeão português pela 24ª vez ao vencer o Trofense fora de casa por 4x1. O Sporting ficou em segundo lugar, ficando com a vaga na fase eliminatória da UCL, enquanto o Benfica ficou com a vaga na Europa League, junto ao Paços de Ferreira (10º), vice-campeão da Carlsberg Cup. As vagas na fase preliminar da Europa League ficaram com o Nacional da Madeira (4º) e com o Sporting Braga (5º). Na outra ponta da tabela, o tradicional Belenenses (15º) e o recém-promovido Trofense (16º) disputarão a Liga Vitalis na próxima temporada.

A Eredivisie teve seu campeão definido desde a 31ª rodada, mesmo que os torcedores já soubessem quem seria o vencedor. Faltando três jogos para disputar, o AZ Alkmaar mantinha uma vantagem de 11 pontos para o vice-líder Twente. Com o feito, o AZ volta a conquistar a Eredivisie depois de 18 anos e chega ao seu segundo título. Em segundo lugar e com vaga na fase preliminar da UCL ficou o Twente. As vagas diretas da Europa League ficaram com o Ajax (3º) e com o Heerenveen (5º), campeão da KNVB-Cup. O PSV (4º) se classificou para a fase preliminar da Europa League, enquanto Groningen (6º), Feyenoord (7º), NAC Breda (8º) e Utrecht (9º) disputaram Playoffs pela outra vaga, que acabou com o NAC Breda. Na outra ponta da tabela, Roda JC (16º) e de Graafschap (17º) disputaram Playoffs pela permanência na Eredivisie, onde só o Roda conseguiu garantir sua permanência ao vencer o Cambuur nos pênaltis. Em último lugar e já garantido na Jupiler da próxima temporada ficou o Volendam (18º).

A Jupiler League teve um final emocionante e diferente para os padrões europeus. Como na última rodada o Standard Liège e o Anderlecht estavam empatados em pontos e vitórias, uma final foi disputada em dois jogos. Com um resultado agregado de 2x1 para o Standard, o clube de Liège chegou ao bicampeonato consecutivo e ao décimo nacional, chegando à 4ª posição dos clubes mais vencedores do país, atrás de Anderlecht, Club Brugge e Union Saint-Gilloise (time que atualmente está na 3ª divisão belga). Com o vice-campeonato, o Anderlecht disputará a fase preliminar da UCL. A vaga direta da Europa League ficou com o Racing Genk, campeão da Belgian Cup. As vagas nas fases iniciais da competição ficaram com o Club Brugge (3º) e com o Gent (4º). Os playoffs do rebaixamento deixaram o Dender (15º) na Belgian Second Division, enquanto o Roeselare (16º) conseguiu se salvar ao alcançar 13 pontos no grupo que disputava a vaga na Jupiler League. Mais embaixo da tabela ficaram o Tubize (17º) e o Mons (18º).

A Scottish Premier League surpreendeu, de fato. Depois de o Celtic manter durante quase todo o campeonato a liderança com uma larga vantagem para os rivais Rangers, os alviverdes acabaram cedendo a passagem. Com a vitória dos Rangers sobre o Dundee por 3x0 na última rodada, não adiantaria mais o Celtic tentar vencer o Hearts (jogo que terminou 0x0). Desta forma, o Rangers chegou ao seu 52º título, aumentando a vantagem para o Celtic para 10 títulos. Com o vice-campeonato, o Celtic disputará a fase preliminar da próxima UCL. O Hearts (3º) e o Aberdeen (4º) se classificaram para a próxima Europa League, enquanto pelo vice-campeonato da Scottish Cup, o Falkirk (10º) ficou com uma das vagas da fase preliminar e o Motherwell (7º), por ter sido o segundo time mais Fair Play do torneio (já que o Celtic foi o primeiro e já tinha vaga na UCL) com a outra. No fim da tabela, o Inverness (12º) acabou rebaixado para a Scottish First Division.
Próximos Campeonatos: Turquia, Grécia, Ucrânia, Áustria, República Tcheca, Suíça, Dinamarca, Polônia, Romênia, Croácia e Sérvia.

Um comentário:

Almirante disse...

Fala Marcelo!!

Ainda nessa de investigar esses camepeonatos malukos da europa???

boa rapá!!


abraço! Some não!