quinta-feira, 2 de julho de 2009

Final da Temporada 2008/09 - Parte 5/6

Depois de falarmos bastante sobre as primeiras divisões dos principais e obscuros campeonatos europeus, chegou a hora de saber quem são os clubes que ingressarão nestes torneios na temporada 2009-10!

Com o título antecipado da Coca-Cola Championship, o Wolverhampton já havia se garantido na Premier League da próxima temporada. O vice-campeão Birmingham levou a segunda vaga e na disputa por playoffs, o Burnley (5º) bateu o Reading (4º) e depois o Sheffield United (3º), garantindo o acesso. Do outro lado da tabela, é inevitável notar que o rebaixamento da segundona inglesa foi preenchido por Norwich (18º), Southampton (19º) e Charlton (20º), três clubes que há pouco tempo passaram pela Premier-League.

A Serie B se despediu nessa temporada de três integrantes tradicionais em sua tabela. Com o título, a Bari conseguiu acesso direto a Serie A, assim como a Parma com o vice-campeonato. Na disputa dos playoffs, Livorno (3º) e Brescia (4º) brigavam diretamente pela terceira vaga, vencida em resultado agregado por 5x2 pela Livorno, que confirmou a promoção.

A última rodada da Liga Adelante foi realmente de tirar o chapéu no quesito emoção. Faltando apenas uma rodada, o Tenerife (81 pontos) era líder, mas tinha a mesma quantidade de pontos do Xerez e um ponto a mais que o Zaragoza (80 pontos). Porém, na última rodada, o Tenerife foi derrotado em casa pelo Castellón (7º), abrindo espaço para o Zaragoza ou o Xerez levantarem a taça, precisando apenas vencer. Acontece que o Xerez e o Zaragoza também empataram (com o Celta em 1x1 e com o Rayo Vallecano em 2x2, respectivamente), e o Zaragoza perdeu a oportunidade de retornar à elite do futebol espanhol com um título, deixando o Xerez como campeão e o Tenerife na terceira posição.

A 2.Bundesliga teve um campeão inesperado, de certa forma. Mesmo enfrentando os favoritos Nürnberg, Mainz e Duisburg, o Freiburg surpreendeu a todos e levantou a taça da segundona alemã. O vice-campeão e também promovido foi o Mainz, deixando o Nürnberg disputar o playoff da primeira divisão contra o Energie Cottbus (clube 16º colocado na 1.Bundesliga). Assim, com resultado agregado de 5x0, o Nürnberg garantiu tranquilamente seu retorno à elite alemã.

Com chances de ser campeão até a última rodada da Ligue 2 Orange, o Strasbourg (65 pontos) entrou na última rodada precisando vencer o Montpellier (3º colocado - 63 pontos) fora de casa e torcer por um tropeço do líder Lens (68 pontos). Era o único clube que podia tirar o título dos auri-rubros. Mesmo com o tropeço do líder fora de casa para o Dijon (8º) por 1x0, o Strasbourg acabou derrotado pelo Montpellier, por 2x1. Isso acabou acarretando, no final do campeonato, a queda do Strasbourg da 2ª posição para a 4ª, e consequentemente à perda do direito ao acesso a Ligue 1. Assim, o Montpellier foi vice-campeão e o US Bologne, que bateu o Amiens por 4x0, também chegou a 66 pontos e foi o 3º colocado, também garantindo a promoção.
Apesar de o Olhanense já ter garantido a promoção e o título antecipadamente, a segunda vaga (e o vice-campeonato) só foram ratificados na última rodada da Liga Vitalis. Com 52 pontos, o Santa Clara só dependia de si mesmo para se classificar, sendo que enfrentaria o Feirense fora de casa na última rodada. Enquanto isso, com 51 pontos, o União de Leiria precisava vencer o Beira-Mar, também fora de casa. Dentro deste contexto, logo aos 30 minutos do primeiro tempo, o Feirense já vencia o Santa Clara e o União de Leiria já batia o Beira-Mar por 3x0. Com a derrota do Santa Clara, até um empate era garantia de promoção para o União. No final da rodada, o Santa Clara não conseguiu reagir e foi derrotado por 1x0 pelo Feirense (5º) enquanto o União de Leiria acabou vencendo o Beira-Mar (12º) por 3x2, garantindo-se na Liga Sagres 2009-10.
Com o título da Jupiler já garantido a algumas rodadas, o VVV-Venlo já tinha a promoção certa. Agora vamos ao mais interessante na Segundona Holandesa. As oito vagas para o playoff de promoção são dadas aos seis vencedores dos períodos da temporada (a temporada da segundona holandesa é dividida em seis períodos de seis jogos cada - além dos 36, dois jogos extras são disputados para completar o calendário; os melhores colocados de cada período asseguram uma das vagas) e aos outros dois melhores colocados no torneio que já não tenham garantido essa vaga. Desta forma, RKC Waalwijk (2º) e Cambuur (3º) garantiram as vagas por suas posições e Zwolle (4º), Excelsior (5º), Dordrecht (8º), TOP Oss (14º) e Telstar (17º) garantiram suas vagas via período. Além deles, como o VVV venceu um período, esta vaga extra ficou com o MVV (6º). Para bagunçar mais, Roda JC e de Graafschap (equipes da primeira divisão) entram na segunda fase dos playoffs. No final, o Roda acabou batendo o Cambuur nos penalties e se manteve na Eredivisie enquanto o RKC Waalwijk venceu o de Graafschap em resultado agregado de 6x3, assegurando sua promoção, além do vice-campeonato.

Próximo Post: Os Artilheiros

Um comentário:

Rafaella Hayashi disse...

boo!

Olá Eduardo e Marcelo,
Sou da área de marketing da boo-box, nós somos um Sistema de Publicidade Para Mídias Sociais, intermediando a negociação entre agências, e-commerces e publishers como você. Estou entrando em contato pois gostei bastante do conteúdo do seu site e vislumbro ótimas oportunidades de obtenção de receita.

Graças a nossa presença constante nos meios de comunicação voltados para as agências temos tido uma grande demanda e precisamos de sites como o seu para dar vazão.

Vitrine Publicitária
Meio & Mensagem
Propaganda e Marketing

A implementação é bastante simples e eu me disponho a te ajudar no passo-a-passo.
Caso seja do seu interesse, por favor, entre em contato comigo!

Abraços,
Rafaella