sexta-feira, 17 de julho de 2009

Final da Temporada 2008/09 - Parte 6/6

Fechando a série de posts sobre a temporada européia de 2008/09, vamos agora falar dos matadores de cada país. Quem foram, quantos gols marcaram e quantos jogos disputaram. Chegou a hora de conhecer os artilheiros dos principais torneios europeus!

Na Barclays Premier-League, o francês Nicolas Anelka (Chelsea) foi o artilheiro com 19 gols marcados em 37 jogos disputados. A concorrência foi grande pela artilharia, com o português Cristiano Ronaldo (Manchester United) fazendo 18 gols e o inglês Steven Gerrard (Liverpool) em terceiro, com 16.

Na Serie A TIM, o craque sueco Zlatan Ibrahimovic (Internazionale) foi o artilheiro da competição com 25 gols marcados em 35 jogos. Até mais do que no inglês, a competição pela artilharia no italiano deu-se de forma valente por parte dos vice-artilheiros Marco Di Vaio (Bologna) e Diego Milito (Genoa), que marcaram 24 vezes.

A cada ano que passa o atacante uruguaio Diego Forlán (Atlético Madrid) mostra mais faro de gol e chega a artilharia do torneio pela segunda vez. Neste ano, na Liga BBVA, o atacante marcou 32 gols em 33 jogos, alcançando uma excelente marca de 0.97 gols por jogo. Atrás dele chegaram o camaronês Samuel Eto’o (Barcelona), com 30 gols, e o espanhol David Villa (Valencia), com 28.

Se Forlán foi impressionante no espanhol, que diremos do brasileiro Grafite (Wolfsburg)? Além de guiar a equipe para o primeiro título alemão, o jogador ainda foi o artilheiro da Bundesliga com 28 gols em 25 jogos, chegando a uma média de 1.12 gols por jogo. É tudo que um time precisa não? Logo atrás do brasileiro vem o bósnio Edin Dzeko (Wolfsburg) com 26 gols e em terceiro o alemão Mario Gómez (Stuttgart), com 24.

Na Ligue 1, nada de artilheiro campeão. Quem foi o matador da vez no país do iluminismo foi o francês Andre Pierre Gignac (Toulouse), com 24 gols em 38 jogos. Bem atrás ainda vêm os franceses Hoarau (Paris SG) e Benzema (Lyon), com 17 gols cada.

Com tantos candidatos teoricamente mais bem capacitados para a artilharia da Liga Sagres, quem se deu melhor nessa disputa foi o brasileiro Nenê (Nacional), que marcou 20 gols em 28 jogos. Logo atrás dele veio o também brasileiro Liédson (Sporting) e o paraguaio Oscar Cardozo (Benfica), com 17 gols.

O AZ Alkmaar além de ter feito uma campanha impressionante essa temporada, também nomeou um dos artilheiros da Eredivisie. O atacante marroquino El Hamdaoui (AZ Alkmaar) dividiu a artilharia com o uruguaio Luis Suárez (Ajax) com 23 gols em 31 jogos, ambos. Em terceiro lugar ficou o sueco Marcus Berg (Groningen) com 22 gols e, em quarto, o holandês Roy Makaay (Feyenoord), com 17.

Na Jupiler League o artilheiro também não levantou o caneco da competição. Boa surpresa do campeonato, o atacante colombiano Ruiz Alfonso (Westerlo) marcou 17 gols em 29 jogos, sagrando-se melhor marcador do torneio. Em seguida chegaram o congolês Dieumerci Mbokani (Standard Liège) e o belga Tom de Sutter (Cercle Brugge e depois Anderlecht), com 16 gols cada.

Um dos pilares da grande reação dos Rangers na Scottish Premier League, o atacante escocês Kris Boyd foi o artilheiro da competição com 28 gols em 34 jogos, chegando a uma boa média de 0.8 gols por jogo. Bem atrás dele vieram o australiano Scott McDonald (Celtic), com 16 gols, e o grego Georgios Samaras (Celtic), com 15.

Mesmo tendo chamado bastante atenção quando jogava no Liverpool, o atacante tcheco Milan Baros (Galatasaray) perambulou por alguns times na Europa até ir para a Turquia tentar recuperar o bom futebol e foi chuteira de ouro por lá, fazendo 19 gols em 31 jogos na Türkiye 1. Super Lig. Em seguida, vieram os turcos Taner Gülleri (Kocaelispor), com 17 gols e Umut Bulut (Trabzonspor), com 14.

Este ano não foi um grande ano para os atacantes da Alfa Ethniki Katigoria. Ainda mais considerando que um dos melhores times do país contratou o Souza para ser o principal atacante do elenco, já era de se imaginar né? (Se bem que depois de seis meses o Panathinaikos percebeu a burrada que fez e passou o encosto para o Corinthians). Enfim, como prova da incapacidade dos atacantes do país, o artilheiro da competição foi o meia argentino Luciano Galletti (Olympiakos), com 14 gols em 27 jogos. Em seguida e com o mesmo número de gols, mas tendo jogado mais vezes vem o também argentino Ismael Blanco (AEK), que disputou 32 partidas. Em terceiro chega o grego Dimitris Salpingidis (Panathinaikos), com 12 gols.

Na Ukraine Premier-Liha também apareceu um atacante de meio de tabela. O ucraniano Oleksandr Kovpak (SC Tavriya) marcou 17 gols em 28 jogos e deixou pra trás outros favoritos à premiação, como o ucraniano Oleksander Aliyev (Dynamo Kyiv) e o guineano Ismaël Bangoura (Dynamo Kyiv), com 13 gols em 26 jogos, ambos.

Nenhum comentário: