segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Rodada - Campeonatos Nacionais 6 e 7/12

Com a aproximação do final do ano, o calendário futebolístico europeu começa a ficar mais apertado por causa das comemorações da época. Alguns até já pararam as suas atividades, mas na maior parte das ocasiões é o frio, como na Ucrânia.

Na Inglaterra, Liverpool e Chelsea venceram bem (3x1 Blackburn [19º] e 2x0 Bolton [10º], respectivamente) e continuam na ponta, com uma vantagem de apenas 1 ponto dos Reds para os Blues. Com um gol de Nemanja Vidic no finalzinho do jogo, o Manchester United venceu o Sunderland (18º) e manteve o 3º lugar com cinco pontos de diferença para o vice-líder e dois pontos para o Arsenal, 4º colocado, que venceu o Wigan (11º) por 1x0. Na região de classificação para a UEFA Cup, Aston Villa (5º) e Hull City (6º) também venceram (3x2 Everton [8º] e 2x1 Middlesbrough [12º]) e se mantêm vivos na perseguição do pelotão de frente. Na região mais baixa da tabela, o Tottenham (15º) venceu o West Ham (16º) e alçou algumas posições, deixando as proximidades da zona de rebaixamento, enquanto isso Newcastle (17º) e West Bromwich Albion (20º), além dos outros dois piores colocados já citados, continuam em situação crítica.

Na Itália, os sete primeiros colocados venceram, logo houve um bom acréscimo de pontos na região e pouca troca de posições. A exceção disso foi a Lazio, derrotada em casa pela Internazionale e caindo 3 posições, agora na 8ª posição. Enquanto isso, os Neriazzurri mantiveram a vantagem de seis pontos para a vice, Milan, que venceu a 9ª colocada Catania. No quesito de saldo de gols a Juventus fica em 3º lugar, com o mesmo número de pontos da Milan, 30, depois de vencer a Lecce (16º) fora de casa. Nas proximidades dos líderes, Napoli (4º), Fiorentina (5º), Genoa (6º) e Atalanta (7º) também venceram (2x0 Siena [14º], 4x1 Torino [17º], 1x0 Sampdoria [15º] e 3x0 Udinese [10º]) e não os deixaram se distanciar muito.

Na Espanha, a última rodada foi perfeita para o Barcelona, que goleou o Valencia (4º) por 4x0 e abriu seis pontos de vantagem para o vice-líder Villarreal, que tropeçou no Getafe (10º) num emocionante empate por 3x3 (garantido nos últimos 10 minutos, quando o Villarreal perdia por 3x1, com gols de Pires, Eguren e Rossi para o empate). Enquanto isso, o Sevilla chegou à 3ª posição com a vitória por 4x3 sobre o Real Madrid (5º) no Bernabeu, garantida aos 85 minutos de jogo com gol do brasileiro Renato. Nas proximidades, Atlético de Madrid (6º) e Deportivo (7º) também venceram (5x2 Sporting Gijón [12º] e 2x0 Málaga [11º]) e agora só têm 2 pontos atrás de Real, limítrofe do pelotão de cima da tabela.

E depois de algum tempo com uma troca de líderes entre praticamente os mesmo times na Alemanha, o Bayern München chegou ao topo após vencer o ex-líder Hoffenheim por 2x1. Ambas equipes possuem uma vantagem de 3 pontos para o 3º colocado Bayer Leverkusen, que venceu o Borussia Monchengladbach (17º) por 3x1. Apenas um ponto atrás chegam o Hertha Berlin (4º), que perdeu para o Schalke (6º) por 1x0 e o Hamburg (5º), que venceu o Köln (12º) por 2x1. Já o Werder Bremen (10º) foi derrotado fora de casa para o então lanterna do campeonato, o Karlsruher (14º), por 1x0. É... o alviverde de Bremen ainda não desencantou de vez.

Na França, o Lyon e seus perseguidores seguem acumulando tropeços. Nesta última rodada o Lyon foi derrotado pelo Nantes (16º) por 2x1, e insiste em permitir a aproximação dos clubes que vêm logo atrás. Será que eles estão querendo deixar o campeonato mais emocionante? O ex-vice-líder Rennes empatou com o Caen (12º) por 1x1 e caiu pra 3º lugar, deixando a vice-liderança novamente com o Marseille, que venceu o Nice (6º) por 2x1, agora a três pontos do líder. Na região de certa ameaça chegam junto o Bordeaux (4º) e o Paris Saint-German (5º), que venceram o Valenciennes (20º) por 2x1 e o Le Mans (9º) por 3x1, respectivamente, e estão a apenas 2 pontos do vice. Enquanto isso, no outro lado da tabela, a fuga do Saint-Ettiéne da zona poluída continua e a equipe conseguiu vencer o Le Havre por 2x0, mas segue na 17ª posição, agora a quatro pontos da zona de rebaixamento.

Na Liga Sagres, depois de algum tempo sob o domínio do pequeno Leixões, o Benfica foi implacável em sua perseguição e depois de golear o Marítimo (6º) por 6x0 (destaque para a presença de Nuno Gomes, que entrou em campo aos 80 minutos e fez dois gols, além do hondurenho Suazo, que também marcou duas vezes), assumiu a liderança com a derrota do ex-líder para o Vitória Guimarães por 1x0. O terceiro colocado Sporting também venceu (3x1 Estrela Amadora [12º]) e continua se aproximando, agora a apenas um ponto do vice, tendo o Porto na sua cola em 4º lugar, que venceu o Vitória Setúbal (11º) por 3x0 e agora tem 20 pontos (dois a menos que o Sporting).

Mesmo que nesta rodada não tenha havido uma troca de líderes na Eredivisie, o recente ex-líder NAC Breda caiu para a 4ª posição depois de ser goleado por 4x0 pelo ADO Den Haag (14º) em casa. Enquanto isso o AZ Alkmaar venceu o Heracles (11º) por 2x0 e segue na liderança com 32 pontos, três a mais que o vice, Ajax, que venceu o Volendam (18º) por 2x1. O novo 3º colocado é o Twente, que goleou o Sparta (13º) por 6x2 e chegou aos 27 pontos. Com 25, o 5º colocado é o PSV, que venceu o Groningen (6º) por 4x2. Ainda sem nenhuma constância, o Feyenoord é o 12º colocado, tendo sido derrotado pelo de Graafschap (16º) por 3x1 em casa.

Outros destaques; na Bélgica, o Club Brugge foi derrotado pelo Lokeren e o Anderlecht assumiu a liderança após golear o Tubize por 5x1; na Escócia, o Celtic foi surpreendido pelo Hibernian e perdeu por 2x0 enquanto o Rangers humilhou o Hamilton por 7x1, diminuindo a diferença agora para quatro pontos; na Turquia, a derrota do Besiktas garantiu a 3ª e 4ª posições para o Galatasaray e Fenerbahçe, respectivamente, que venceram Ankaragücü e Denizlispor; na Ucrânia, a volta do campeonato por conta do rigoroso inverno só acontecerá no dia 07/02/2009; e na Grécia, o Olympiacos aumentou sua vantagem para seis pontos do vice PAOK, enquanto o Panathinaikos chegou à 3º, nove pontos atrás.

Um comentário:

Alexandre Filho disse...

Pow Marcelo,me fecho pra vc,vc é realmente LOOOOUCO pelo futebol Europeu!!!E isso é bom,pois eu gosto mto,mas nao tenhu tanto tempo para acompanhar,fiko mesmo com o futebol Sul-Americano!!!
Gostei do post,maneiro mesmo,parabéns pelo blog!!!
Falows!!

Saudações Vascaínas!!!
Visite o De Bate e Pronto! ;) hehe