domingo, 7 de dezembro de 2008

Rodada - Campeonatos Nacionais 29 e 30/11

Com os recentes problemas que eu tive para postar aqui, vou me redimindo e postando tudo o que aconteceu na Europa na semana passada. É óbvio que as postagens daqui pra frente serão mais recentes de maneira a recolocar o Bolas na Área em dia com o que acontece no mundo da bola.

Na Inglaterra houve mais uma troca de líderes. No clássico londrino, o Chelsea foi derrotado pelo Arsenal em casa por 2x1 (com dois gols de van Persie) e deixou a liderança de bandeja para o Liverpool, que empatou em casa com o West Ham (13º) e agora tem um ponto de vantagem para o vice. Com esse resultado, o Arsenal voltou à 4ª posição e ultrapassou o Aston Villa (5º), que empatou em casa com o Fulham (10º). Outro clássico que chamou atenção nessa rodada da Premier League foi a vitória do Manchester United sobre o Manchester City (15º) fora de casa por 1x0, gol de Rooney, que garantiu a 3ª posição para os Red Devils e a aproximação aos líderes. Enquanto isso, o samba na parte inferior da tabela continua trocando os clubes de posição. A pesada derrota do Sunderland (18º) por 4x1 para o Bolton (9º) em casa fez com que a ex-equipe de Roy Keane voltasse à zona de rebaixamento, já que o Newcastle (17º) pontuou após empatar sem gols com o Middlesbrough (12º).

Os italianos viram a Internazionale se afastar ainda mais na liderança após vencer a Napoli (4º) por 2x1 em casa. Agora a Neriazzurri abriu seis pontos de vantagem sobre a Milan, derrotada pela Palermo (10º) por 3x1, mas se manteve na vice-liderança. A Juventus venceu a Reggina por 4x0 e reassumiu a 3ª posição, passando a Napoli e se igualando no número de pontos com a Milan. A Napoli só não caiu mais porque Lazio (4º) (derrotada pela Atalanta – 11º) e Fiorentina (6º) (derrotada pela Roma – 14º), que são os clubes mais próximos, também perderam e ficaram estáticos em suas posições. Outro destaque da rodada foi a vitória da Chievo sobre a Udinese (9º) por 1x0, mas que por enquanto ainda manteve a equipe na lanterna.

A liderança do Barcelona na Liga BBVA parece continuar sem muitas ameaças. Os blaugranas bateram o Sevilla (5º) por 3x0 fora de casa e mantêm uma vantagem de 4 pontos para o vice Villarreal, que venceu o lanterna Recreativo. O Real Madrid deixou a vice-liderança depois de ser derrotado pelo Getafe (12º) e caiu pra 4º, já que a 3ª posição passou a ser do Valencia, que bateu o Betis (11º) por 3x2. Nas proximidades do topo da tabela, Atlético de Madrid (6º) e Deportivo (7º) continuam sua caçada pela aproximação, depois de vencer Racing Santander (13º) e Almería (14º), respectivamente.

Mesmo os torcedores mais otimistas do Bayer Leverkusen (4º) já imaginavam que a equipe não ia agüentar muito tempo no topo da Bundesliga. Mesmo que a equipe tenha potencial pra surpreender, ainda não tem time pra bater de frente com o Bayern München, jogo que terminou 2x0 para os bávaros, novos vice-líderes. Enquanto isso, o Hoffenheim continuou líder após vencer o Bielefeld por 3x0, tendo ainda três pontos de vantagem para o vice. Já o Hertha Berlin aproveitou mais um tropeço do Bayer Leverkusen e chegou ao 3º lugar, após a vitória sobre o Köln (11º). Outro destaque da rodada foi a goleada do Werder Bremen (9º) pra cima do Frankfurt (12º) por 5x0. Será que agora vai?

E finalmente no Campeonato Francês alguém conseguiu diminuir a diferença para o líder Lyon. O atual líder tropeçou mais uma vez ao empatar com o Valenciennes (20º) e permitiu a aproximação do novo vice-líder Rennes, que venceu o PSG (6º) por 1x0 e chegou a 29 pontos, cinco atrás do Lyon. Enquanto isso, o Marseille empatou mais uma vez (desta com o Toulouse por 0x0) e perdeu a oportunidade de deixar o campeonato mais embolado, se mantendo na terceira posição. O mesmo se aplica ao Bordeaux (5º), que também não saiu do 0x0 com o Sochaux (19º). É válido destacar que o Saint-Ettiéne (17º) venceu o Nancy (15º) fora de casa por 2x1 e deixou a lanterna, aliviando um pouco seus tradicionais torcedores.

Em Portugal, o Leixões continua na liderança do campeonato. Mesmo que o líder do campeonato tenha empatado a última partida com o Naval (8º) em 1x1, o vice-líder Benfica acabou empatando também com o Vitória Setúbal (9º) em 2x2 e manteve o líder em sua posição. Nas proximidades da ponta da tabela, o Sporting bateu o Vitória Guimarães (11º) e chegou à 3ª posição, enquanto Marítimo (4º) e Porto (5º) também venceram e se aproximaram dos líderes. A derrota do Nacional para o Braga (7º) acabou rendendo um descenso de três posições, deixando a equipe agora em 6º.

Como já é de costume, a troca de líderes na Eredivisie levou outra equipe à ponta da tabela. Depois de uma pesada derrota do NAC Breda por 4x0 para o Sparta Rotterdam (13º), o AZ Alkmaar aproveitou o vácuo e venceu o Groningen (5º), assumindo a liderança com 3 pontos de vantagem para o novo vice-líder, o Ajax, que empatou com o Utrecht (10º) mas mesmo assim ultrapassou o NAC (3º). O PSV (7º) perdeu duas posições ao empatar com o Heerenveen (9º) e o Feyenoord (12º) apenas uma depois de empatar com o Vitesse (14º).

Outros destaques; na Bélgica, o Standard tropeçou no Mechelen, o que lhe custou a vice-liderança para o Anderlecht, mas o líder continua sendo o Club Brugge; na Escócia, o Rangers foi derrotado pelo Hearts e deixou que o Celtic abrisse 7 pontos de vantagem após vencer o Inverness; na Turquia, o Trabzonspor continua líder, mas o destaque da rodada foi a vitória do Fenerbahçe sobre o Besiktas; na Ucrânia, o Dynamo Kyiv venceu o Dnipro e manteve a vantagem de seis pontos para o vice Metalist e a Ukraine Premier-Liha só volta no dia 1º de janeiro; e na Grécia, por priorizar a UEFA Champions League, o Panathinaikos vêm tropeçando seguidamente e segue em 4º lugar, sendo o líder ainda o Olympiacos.

3 comentários:

Almirante disse...

Desculpa marcelo, não vou comentar sobre os campeonatos europeus, to meio sem cabeça pra isso.....passei mais para agradecer a força lá no blog..o momento é muito dificil, muito dolorido...depois prometo passar ae com mais calma...

grande abraço!

Daniel Reiner disse...

Sem dúvidas, o principal destaque dessa primeira metade da temporada európeia é o excelente futebol apresentado pelo Barcelona.De encher os olhos! Depois da boa vitória do real hoje pela CL,o clássico do final de semana é imperdivel.

E o Scolari continua sem conseguir vencer os principais clássicos na Inglaterra e foi o último dos ingleses a conquistar a classificação para a 2° fase da CL. Pelo menos,pelo que ele disse, está tudo em ordem já que segundo ele mesmo, na Inglaterra a pressão da torcida e da impensa é muito menor que no Brasil.

FORTE ABRAÇO,barão Studart!

Rodrigo Estevam disse...

Jogaço entre Bayners!! acompanhei aqui em casa, o Renato augusto está bem adaptado ao futebol alemão!!

Abraços!
Rodrigo Estevam
www.driblenet.blogspot.com