segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Rodada - Campeonatos Nacionais 13 e 14/12

Mais uma vez eu peço perdão aos leitores do Bolas na Área. Acho que todos nós, estudantes, temos um período negligente com tudo, e acredito que esse momento seja a primeira semana de férias, como foi o meu. Mas voltemos ao que realmente importa, o Futebol Europeu!

Na Inglaterra, os líderes tropeçaram, mas isso não quer dizer que o Manchester United conseguiu se aproximar, já que os Red Devils não conseguiram sair do 0x0 com o Tottenham (15º) em Londres e mantiveram a 3ª posição. Como eu disse, Liverpool e Chelsea tropeçaram (2x2 Hull [6º] e 1x1 West Ham [16º], respectivamente) e os Reds mantiveram a vantagem de um ponto para os Blues. Nas imediações, o ex-4º colocado Arsenal (5º) empatou com o Middlesbrough (12º) em 1x1 e permitiu a ultrapassagem do Aston Villa, que venceu bem o Bolton (11º) por 4x2. Na parte inferior da tabela, a vitória do Newcastle sobre o Portsmouth (8º) por 3x0 merece destaque, já que a equipe escalou três posições e chegou ao 14º lugar, deixando Sunderland (18º), Blackburn (19º) e West Bromwich Albion (20º) abaixo da linha da água.

Na Itália, a Internazionale continua líder com seis pontos de diferença (depois de vencer a lanterna Chievo por 4x2), mas agora a vice é a Juventus. A Vecchia Signora tinha o mesmo número de pontos da ex-vice líder Milan (3º) e venceu o clássico por 4x2 (com dois gols de Amauri). Napoli (4º) e Fiorentina (5º) também venceram e mantiveram suas colocações, agora se aproximando da Milan que não pontuou nessa rodada. A Roma continua sua arrancada, e depois de vencer a Cagliari (13º) por 3x2, chegou a 10º lugar, e, respirando também, a Sampdoria venceu a Reggina (19º) por 2x0 e agora dista sete pontos da zona de rebaixamento. Fazendo o caminho contrário está a Udinese, que já liderou a Serie A, mas não vence a quatro rodadas (na última, empatou com a Lazio em 3x3) e agora está em 11º lugar.

Todos os espanhóis que foram nos estádios de seus clubes assistirem aos jogos de suas equipes as viram vencer com exceção dos do Almería (14º), que empatou com o Racing (13º) em 1x1. O resultado mais expressivo do final de semana foi a vitória do Barcelona no clássico contra o Real Madrid (6º) por 2x0, que manteve os blaugranas na liderança e aumentou a vantagem para o vice em oito pontos. Aliás, a vice-liderança agora pertence ao Valencia, que venceu o Espanyol (19º) por 2x1 e tem vantagem sobre o Sevilla (3º) por saldo de gols. O ex-vice-líder Villarreal foi derrotado pelo Sevilla e caiu para a 4ª posição, dois pontos à frente do 5º colocado, Atlético de Madrid, que venceu o Betis (11º) por 2x0. Outro destaque da rodada foi a vitória do Athletic Bilbao (15º) por 3x0 sobre o Gijón (12º), que tirou os bascos da zona de rebaixamento.

Na Alemanha, os líderes tropeçaram mas mantiveram suas posições. Bayern e Hoffenheim empataram (2x2 Stuttgart [10º] e 1x1 Schalke [7º]) e permitiram que a diferença para os 3º e 4º colocado diminuísse para dois pontos, já que Hertha Berlin (3º) venceu o Karlsruher [15º] por 4x0 e o Hamburg (4º) bateu o Frankfurt [12º] por 1x0. A apenas um ponto de diferença está o Bayer Leverkusen (5º), que empatou em 1x1 com o Cottbus (16º) e perdeu duas posições.

Na Ligue 1, o Lyon chega ao seu quarto jogo sem vitória, após empatar com o vice-líder Marseille em 0x0. Bordeaux e Paris Saint-German venceram (3x1 Le Mans [10º] e 2x1 Auxerre [15º]) e se aproximaram, assumindo às 3ª e 4ª posições, a apenas três pontos do ainda líder Lyon. O Rennes, que se vencesse assumiria a vice-liderança, empatou com o Nantes (16º) em 0x0 e acabou caindo para 5º lugar. Já o Saint-Ettiéne (17º) voltou a perder, desta vez para o Toulouse (6º) por 3x1 e só está a dois pontos do limite da zona de rebaixamento.

Não houve rodada na Liga Sagres neste final de semana.

A ponta superior da tabela da Eredivisie vai tomando cada vez mais forma com as constantes vitórias do AZ e Ajax, líder e vice, respectivamente. A AZ bateu o Feyenoord (12º) fora de casa por 1x0 e manteve a vantagem de três pontos para o Ajax, que venceu o NAC Breda (4º) por 3x0. O Twente (3º) ainda persegue os líderes e venceu o Groningen (8º) por 4x1 e continua à dois pontos do vice. O PSV (5º), que continua atrás deste grupo, não conseguiu sair do empate com o Vitesse (17º) e ainda permitiu que o Heerenveen (6º) encostasse em número de pontos depois de vencer o de Graafschap (16º) por 2x0.

Outros destaques; na Bélgica, o Anderlecht manteve a liderança enquanto o Standard assumiu a vice-liderança depois de golear o ex-vice-líder Brugge por 4x1; na Escócia, o Celtic empatou com o Hearts e o Rangers com o Dundee e a vantagem do líder ainda é de quatro pontos; na Turquia, o Trabzonspor perdeu para o Bursaspor, deixando o Sivasspor assumir a liderança; e na Grécia, o Olympiacos empatou com o Larissa e a vantagem para o PAOK diminuiu para quatro pontos.

Nenhum comentário: