sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Perspectiva - Adem Ljajic

O leste europeu tem sido uma figura representativa na revelação de jogadores no velho continente com a escassez de novos talentos nos grandes centros. A Sérvia, depois de tantas separações e perdas territoriais (e consequentemente atletas - casos antigos como Robert Prosinecki, Alen Boksic, Davor Suker e Robert Jarni na Copa de 90, todos croatas que disputaram o torneio pela Iugoslávia e em 98 pelo defendiam seu país já independente) continua colocando novos atletas com técnica apurada no mercado, demonstrando maturidade esportiva (apesar da liga nacional fraca) e independendo-se nesse aspecto de suas ex-repúblicas, que reduziram grosseiramente seu número de revelações.

(Os links são de vídeos de Ljajic jogando antes da maioridade)

Do Partizan Belgrado, atual tricampeão sérvio, saiu o meia Adem Ljajic, que teve certa responsabilidade pela atual boa fase do alvinegro (segunda força no futebol nacional, com 22 titulos nacionais contra 25 do Crvena Zvezda - ou Red Star). O garoto de 19 anos nasceu em Novi Pazar, na própria Sérvia, aos 15 anos assinou contrato com a equipe e já era convocado pelas seleções de base de seu país (disputou a Euro sub-17 2008). Quando mais jovem sua função era fazer a meia direita mas aos poucos começou a atuar do meio para o ataque, as vezes funcionando como 'winger'. Pouco antes de completar 17 anos, transferiu-se junto a Zoran Tosic ao Manchester United, mas não foi bem aproveitado e retornou ao seu país de origem. Aos 17, Ljajic estreou pelo time profissional do Partizan e, apesar de ter participado de jogos importantes (dois pela UCL e três pela Europa League), não impressionou muito e nem teve tanto tempo pra isso.

(Gols de Ljajic pelo Partizan Belgrado na temporada 2008/09)

Ljajic é aquele tipo de jogador 'liso'. Apesar de não apresentar fintas desconcertantes e dribles fugazes, ele tem excelente domínio de bola, a protege bem e tem uma potente arrancada, o que lhe é uma boa vantagem contra os marcadores (ainda mais jogando no campeonato sérvio). Além disso, possui também características de um meia clássico, como precisão em cobranças de bolas paradas, bons remates de fora da área e passes no contrapé da defesa. Trata-se de um jogador fisicamente rentável e de bastante inteligência prática, em alguns momentos chega a lembrar Kaká. Na última temporada (09/10), Ljajic disputou sua primeira metade pelo Partizan, participou de dez jogos pela liga sérvia e cinco pela Europa League e anotou seis gols. No início do ano (de 2010, metade da temporada) transferiu-se para a Fiorentina, onde jogou apenas nove partidas, entrando como suplente em todas.


(Gol de Ljajic pela Fiorentina contra o Tottenham, em amistoso da pré-temporada 2010/11)

Nesta temporada, apesar de a Fiorentina passar por momento difícil na Serie A (17º colocado, 5 pontos em 6 jogos - 1 a mais que a Udinese, lanterna da competição) e não estar disputando nenhum torneio continental, o atleta vem conquistando mais espaço na equipe italiana, inclusive tendo assumido o posto de cobrador oficial de penalties (em uma equipe com Gilardino, Mutu, Montolivo, Jovetic e Marchionni). Este ano, disputou quatro das seis partidas da Viola na temporada (sendo três como titular), já tendo assinalado dois gols e colocado seus marcadores pra correr bastante. A Fiorentina agora só joga no dia 17/10, contra a Sampdoria, fora de casa; e provavelmente Ljajic estará em campo. Se dermos sorte, nossa querida TV aberta nos agraciará com o 'pleito'.

Adem Ljajic, sérvio, 19 anos, Fiorentina. Olho nele!

Nenhum comentário: